MENU

01/09/2023 às 17h29min - Atualizada em 01/09/2023 às 17h45min

Governo do Maranhão entrega equipamentos para fortalecer o trabalho de associações de pequenos empreendedores e produtores rurais

SECOM
Governador Carlos Brandão entregou equipamentos agrícolas a pequenos produtores - Fotos: Fernando dos Anjos
 
Para estimular o desenvolvimento das atividades produtivas no estado e promover a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Maranhão fez a entrega de equipamentos para associações de pequenos produtores rurais e pequenos empreendedores. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Foram entregues cinco tratores com grade aradora, dois caminhões do tipo 3/4 com carroceria de madeira, sete máquinas de costura e uma balança, adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado Federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão afirmou que os equipamentos entregues vão garantir sustento e dignidade para as famílias beneficiadas.

“Eu não tenho dúvidas que os equipamentos entregues hoje vão ampliar o cultivo e facilitar o transporte dos produtos dos pequenos produtores agrícolas, que serão comprados pelo Governo do Estado por meio do Procaf e, parte dessa produção, será usada nos nossos restaurantes populares. Com isso nós organizamos e fortalecemos a cadeia produtiva do estado. E as máquinas de costura vão garantir dignidade e sustento para as mulheres beneficiadas. Isso é o braço forte do estado apoiando quem mais precisa”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, ressaltou as ações do Governo do Maranhão voltadas para as famílias mais vulneráveis.  

“Esta é uma ação muito importante, pois o governo está fomentando a geração de renda para as famílias mais pobres do nosso estado e fortalecendo as políticas que são executadas para a inclusão socioprodutiva das famílias mais vulneráveis por meio de ações como a entrega de carrinhos do Mais Renda, os cursos do Formando e Cozinhando entre diversas outras que estão mudando a realidade dessas famílias”, informou Casé.

Associações beneficiadas
Foram beneficiadas com equipamentos agrícolas a Associação Artesanal e Cultural dos Moradores do Povoado Remanso (Araioses), Associação dos Moradores e Produtores Rurais do PA Santa Helena (Governador Nunes Freire), Conselho Comunitário de Achui (Humberto de Campos), Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mirador (Mirador), Associação Beneficente dos Moradores do Povoado Caminho Velho (São João dos Patos) e Associação de Moradores do Povoado Lagoa do Sabonete (Jenipapo dos Vieiras). O município de Itaipava do Grajaú também recebeu os equipamentos.

Em São Luís a Associação Educacional Magnólia recebeu seis máquinas de costura industrial de corte reto, uma máquina de costura overloque e uma balança eletrônica de panificação. 

Equipamentos chegaram em boa hora
Para os pequenos produtores, os equipamentos chegaram em boa hora. É o que garante Rosângela Castro, presidente do Conselho Comunitário Achuí, de Humberto de Campos, que recebeu um dos tratores entregues. “Nós moramos em uma comunidade de lavradores com poucos recursos e sem essa ajuda do governo a gente não poderia comprar uma patrulha agrícola dessas. Nossos lavradores fazem a limpeza dos terrenos de forma manual e agora o trabalho vai ficar menos pesado”, explicou.

Já Mairton Araújo dos Santos, presidente da Associação Artesanal e Cultural dos Moradores do Povoado Remanso, de Araioses, que também recebeu um trator, disse que a renda das famílias vai aumentar com o uso do novo equipamento. “Esse trator é de fundamental importância para o desenvolvimento agrícola e social do Remanso e povoados vizinhos. Era uma grande necessidade nossa para ampliar nossa produção e a nossa renda”, contou.

O objetivo das entregas é promover o incremento tecnológico de atividades produtivas, garantindo aumento da produção bem como contribuir para a redução da vulnerabilidade dos associados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »