MENU

28/08/2023 às 19h19min - Atualizada em 28/08/2023 às 19h30min

Ecoservice realiza audiências públicas para debater instalação de aterro sanitário em Governador Edison Lobão

Nos encontros, também aconteceu a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental para implantação do empreendimento

CARLOS LUCENA
Foto: CARLOS LUCENA
 
Centenas de pessoas acompanharam as audiências públicas realizadas pela empresa Ecoservice nesta semana. As programações aconteceram na Câmara Municipal, em Governador Edison Lobão, na quinta-feira (24), e no auditório do Aracati Office, em Imperatriz, na sexta-feira (25), tendo o propósito de debater a implantação de uma Central de Resíduos Sólidos (CTR) na região, atendendo a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como principal objetivo promover o avanço no enfrentamento de problemas ambientais, econômicos e sociais em relação ao manejo inadequado do lixo. 

Nos encontros, também aconteceu a apresentação do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para implantação do aterro sanitário no município de Governador Edison Lobão, localizado há cerca 30km de Imperatriz. Ambientalmente correto e responsável, o empreendimento será implantado pela Ecoservice visando diminuir os impactos causados pelo lixo ao meio ambiente, e terá investimento de mais de R$ 45 milhões, com previsão de gerar cerca de 500 postos de trabalho, atendendo a demanda de dezenas de municípios da Região Tocantina. O investimento é de iniciativa privada, mas também trabalhará em parceria com o poder público, buscando a melhoria do meio ambiente e a preservação dos solos. 

Além da presença marcante da comunidade, as audiências também contaram com a participação de representantes das prefeituras de Imperatriz e Governador Edison Lobão, da Defensoria Pública, Ministério Público, da secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), da AGEMSUL e de vereadores dos dois municípios. 

Para o prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga, os pequenos municípios possuem grande dificuldade em fazer o tratamento dos resíduos sólidos, portanto esse empreendimento será de grande importância para todos os municípios da região. “Quem vai ganhar com esse empreendimento será a Região Tocantina, tendo em vista que é um grande investimento que vai beneficiar a parte econômica, a parte social e, acima de tudo, o cuidado com a sustentabilidade, que é a nossa principal preocupação”, destacou. 

O promotor da 3ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão, Jadilson Cirqueira de Sousa, também frisou a relevância da implantação dessa Central de Resíduos Sólidos na região. “A gente fica muito contente com a implantação desse empreendimento, que é de grande magnitude, e que dará destinação correta aos resíduos, inclusive de resíduos especiais de saúde e industriais. Embora seja de cunho econômico, mas para o meio ambiente é algo muito importante, pois os resíduos terão destinação final ambientalmente adequada”, pontuou.  
Para poder ser executado, o projeto passou por diversas etapas de estudo, que contou com metodologias para identificação dos impactos da área, tanto no meio físico, meio biótico e também do socioeconômico. O estudo seguiu as orientações e o roteiro definidos pela secretaria de Estado de Meio Ambiente. Os resultados foram apresentados nas audiências pelo engenheiro Ed Wilson Veríssimo, responsável técnico pelo estudo, que também explicou as etapas do projeto que será desenvolvido em Governador Edson Lobão. O empreendimento denominado de Central de Tratamento de Resíduos será composto de um aterro sanitário, de um aterro industrial, uma unidade de tratamento de resíduos hospitalar e de uma estação de tratamento de efluentes, buscando a retirada do atual lixão da cidade, responsável pela contaminação do solo, do lençol freático, do ar e que causa problemas à saúde da população. “Com o aterro, os resíduos passam a ser colocados em local adequado que tem proteção de manta e todo controle ambiental”, destaca o estudioso. 

Representando a secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), José Janio de Castro Lima reforça que o projeto é de grande importância para o meio ambiente da região, “tendo em vista que com a implantação dos aterros sanitários a gente acaba com os lixões, responsáveis por grandes problemas”. 

Ao longo das audiências, Antônio Dantas, proprietário da Ecoservice, também destacou a necessidade de se “pensar verde”, frisando a importância da reciclagem e lembrando que o aterro sanitário é o último recurso. “O ideal é sempre usar menos, é reutilizar aquilo que é possível, o ideal é sempre reciclar e mandar para o aterro exatamente aquilo que não tem nenhuma condição de ser reciclado”, ressaltou.

O que é a CTR Ecoservice?
O empreendimento consiste na implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, na Zona Rural do Município de Governador Edison Lobão, pela Ecoservice, empresa fundada em 2011 e que é especializada no gerenciamento total de resíduos, buscando soluções que minimizem o impacto ambiental causado pelos resíduos gerados pela atividade produtiva. O objetivo é atender a demanda crescente por áreas destinadas à disposição final de resíduos domiciliares, minimizando assim, os impactos para o meio ambiente e região onde será implantado o projeto. 

A CTR Ecoservice está projetada para receber uma demanda média de 380 toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos, com previsão para atender a demanda de quase 400 mil pessoas da região. A implantação do projeto foi prevista levando-se em consideração os sistemas de controle ambientais, a exemplo do cinturão verde, do sistema de impermeabilização do solo e a drenagem e coleta do chorume.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »