MENU

23/08/2023 às 18h54min - Atualizada em 23/08/2023 às 19h00min

Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão é positivo em agosto

No entanto, está 8 pontos percentuais abaixo quando comparado com o mesmo período de 2022

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS –  Em agosto de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) obteve uma tímida variação positiva de 0,8 pontos, alcançando 55,4 pontos e permanecendo dentro do grau de confiança do indicador que está acima dos 50 pontos. Entretanto, observa-se que o ICEI encontra-se 8 pontos abaixo do obtido em agosto do ano passado. 

Quando analisado por setor, o ICEI mostra que a Construção Civil atingiu 55,8 pontos. Isso indica cenário de queda, tanto em relação ao mês anterior (-5,9 pontos) quanto em relação a igual período do ano passado (-9,9 pontos). Por outro lado, a Indústria Extrativa e de Transformação apresentou uma variação positiva de 5,9, atingindo 54,4 pontos, mas sem alcançar a pontuação de agosto de 2022. 

A avaliação empresarial sobre as condições atuais atingiu 46,9 pontos. Observou-se leve queda de -0,1 ponto em relação ao mês anterior e recuo -7,8 pontos quando comparado a agosto do ano passado (54,7 pontos). 

Os indicadores relativos às condições atuais da Economia Brasileira, do Estado e da Empresa encontram-se na zona de pessimismo, seja para as empresas da construção ou da indústria extrativa e de transformação. A única avaliação mais favorável foi das empresas de construção com referência às próprias empresas (+8 pontos). 

Expectativas - Quanto às expectativas para os próximos seis meses, o índice geral apresenta um avanço de 1,1 ponto em relação ao mês anterior, obtendo 59,6 pontos. Porém, ainda abaixo do índice registrado em agosto de 2022, com variação negativa (-8,1 pontos). 

As expectativas relacionadas à Economia Brasileira e à Empresa apresentaram-se dentro da faixa de otimismo, o que não acontece quanto ao indicador de condições do Estado. No que se refere às suas variações mensais, apenas as expectativas sobre a Empresa subiram (4,3 pontos). Por outro lado, as expectativas relacionadas à Economia Brasileira e ao Estado recuaram   -5,5 pontos e   -0,2 ponto respectivamente. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »