MENU

23/08/2023 às 18h48min - Atualizada em 23/08/2023 às 19h00min

CIEMA e Suzano doam recursos para aquisição de equipamentos para combate a incêndios

A doação é para o Programa Maranhão Sem Queimadas, que conta com ações educativas, de fiscalização e de incentivo às boas práticas agropecuárias

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA) e a Suzano S.A, empresa líder na produção de celulose de eucalipto, realizaram na última segunda-feira (21) uma doação para aquisição de equipamentos para combate a incêndios no estado. A entrega dos equipamentos foi feita ao secretário de estado de meio ambiente do Maranhão, Pedro Chagas, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). 

A doação faz parte do Programa Maranhão Sem Queimadas, uma iniciativa da SEMA que tem como objetivo reduzir os focos de incêndios no estado, que afetam a biodiversidade, a qualidade do ar e a saúde da população. O programa conta com a parceria de diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Os equipamentos adquiridos com os recursos doados pelo CIEMA e pela Suzano incluem abafadores, bombas costais, facões, foices, lanternas, luvas, máscaras, óculos, pás e rastelos. Eles serão utilizados pelas brigadas de incêndio que atuam na prevenção e no combate aos incêndios florestais no estado. 

A gerente de relações corporativas da Suzano S.A na Regional Norte, Rakel Dourado Murad, que também é diretora do CIEMA, destacou a importância da parceria com a SEMA e o CIEMA para o sucesso do Programa Maranhão Sem Queimadas. Ela afirmou que a Suzano tem o compromisso de apoiar as ações de preservação ambiental e elogiou os resultados do programa, que já conseguiu reduzir o número de focos de incêndios no estado.
 
“Estamos muito felizes em estar aqui na SEMA, nessa parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, para entregar equipamentos de combate a incêndio. O programa conta com muitos dados e informações que orientam as ações de prevenção e combate ostensivo aos incêndios. Por isso, nós fizemos hoje uma doação de vários equipamentos que vão reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Polícia Ambiental e das demais instituições envolvidas no combate aos incêndios nos períodos mais críticos de estiagem, que são entre agosto e novembro, e durante todo o ano.” 

O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, também ressaltou a preocupação das indústrias com a questão das queimadas no estado. Ele disse que as empresas estão solidárias com o governo e que esperam o envolvimento de outras empresas na doação de equipamentos. Ele disse que as queimadas prejudicam o desenvolvimento econômico e social do estado e que é preciso melhorar muito nesse aspecto. 

“Essa doação representa a nossa preocupação com as queimadas no estado, que afetam tanto as indústrias quanto o meio ambiente e a sociedade. Nós sabemos que estamos entrando em um período crítico, em que as queimadas tendem a aumentar. Por isso, estamos aqui, junto com o governo, apoiando o Programa Maranhão Sem Queimadas, que é uma iniciativa fundamental para prevenir e combater os incêndios. Nós doamos equipamentos para a SEMA, que vai distribuir para as brigadas de incêndio, para que elas possam atuar de forma eficaz. Precisamos melhorar muito nessa questão das queimadas, que comprometem o desenvolvimento do estado. Por isso, nós estamos aqui conscientes e solidários com o governo e esperamos contar com a participação de outras empresas nessa causa”, falou Cláudio Azevedo.  

O secretário de estado de meio ambiente do Maranhão, Pedro Chagas, agradeceu a doação do CIEMA e da Suzano e disse que os equipamentos serão muito úteis para as brigadas de incêndio. Ele disse que o Programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação com começo, meio e fim, que tem metas claras e indicadores de monitoramento. Ele disse ainda que o programa conta com ações educativas, de fiscalização e de incentivo às boas práticas agropecuárias. 

“Somos só agradecimento. Quero agradecer as empresas do estado do Maranhão, e nesse caso, especialmente, ao CIEMA e à Suzano, por essa doação tão importante de equipamentos para o nosso Programa Maranhão Sem Queimadas. Essa é uma diretriz do governador Carlos Brandão: fazer parceria com as empresas sediadas no nosso estado para conseguirmos que o nosso programa avance e haja a diminuição dos focos de queimada e assim possamos proteger nossas florestas, nossa fauna e alcançar o sucesso do programa”. 

O Programa Maranhão Sem Queimadas lançado em 2021 apresenta diretrizes para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCDQ-MA). O programa incentiva e executa ações estratégicas direcionadas à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais no Maranhão, com capacitações, doação de equipamentos e formação de brigadistas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »