MENU

21/08/2023 às 18h48min - Atualizada em 21/08/2023 às 19h00min

Casos de infarto aumentam em 25% ao longo de quase uma década: especialista explica como prevenir

Assessoria
Pablo Germano de Oliveira, professor da IDOMED - Fameac - Foto: Divulgação
 
Nos últimos seis anos, o Brasil registrou um impactante aumento de 25% no número total de internações devido a infartos. Dados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revelam uma preocupante realidade que passou de 81.505 casos registrados em 2016 para um surpreendente patamar de mais de 100 mil casos em 2022.

Nesse contexto, a adoção de medidas imediatas e cotidianas são importantes. Especialistas afirmam que ações simples podem impactar significativamente o cenário clínico a longo prazo.

Como fazer para prevenir?
Pablo Germano de Oliveira, cardiologista e professor na Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED - Fameac), esclarece que essas pequenas mudanças nos hábitos diários, voltadas para a saúde cardíaca, têm um enorme potencial de evitar futuros problemas. Ele destaca que cuidados dedicados à terapia nutricional, perda de peso e prática de atividade física desempenham um papel fundamental na redução de doenças cardiovasculares.

A alimentação
“No âmbito da alimentação, é recomendável reservar um tempo para o planejamento das compras, a fim de evitar o consumo de fast foods e alimentos industrializados, que são prejudiciais à saúde, mesmo que no dia a dia representem praticidade”, explica o especialista, que indica a escolha de alimentos naturais ou minimamente processados, além de moderação no uso de óleo, sal e açúcar.

Atividade Física
Outro ponto citado pelo médico é sobre o exercício físico como um aliado crucial para a saúde cardíaca. “A prática regular de atividades aeróbicas auxilia na prevenção e tratamento da hipertensão, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares”, afirma Pablo.

Saúde mental
Outro ponto de atenção passa por evitar situações de estresse e ansiedade, seja no contexto social ou profissional, e abandonar hábitos prejudiciais como tabagismo e consumo excessivo de álcool, que desempenham um papel agravante na saúde do coração.

E por fim, é recomendado consultar regularmente um médico para exames e avaliações da saúde cardíaca, para checar constantemente as condições desse órgão que desempenha um papel vital em nosso organismo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »