MENU

21/08/2023 às 18h38min - Atualizada em 21/08/2023 às 18h45min

V Festa do Couro de Edson Lobão: Oficina de Artesanato em Couro Reúne Artesãos de Imperatriz e Indígenas de Grajaú

Carlos Leen
Foto: Divulgação
 
Com o apoio do Instituto Cultural Tatajuba e em parceria com a Prefeitura de Governador Edson Lobão, a V Festa do Couro de Ribeirãozinho promoveu uma Oficina de Artesanato em Couro, que reúniu 20 participantes já inscritos. 

O evento aconteceu na quadra esportiva durante três dias, iniciando em 18 de agosto e encerrando em 20 de agosto, das 13:30 às 17:30.

A oficina, totalmente gratuita, foi coordenada por Simone Fonseca, presidente da Associação de Artesãos de Imperatriz (ASSARI). Sob sua orientação, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades no trabalho em couro, explorando técnicas tradicionais e modernas.

Segundo Simone, a participação ativa da ASSARI no evento é marcada pelo envolvimento de 15 artesãos de Imperatriz, além da presença significativa de três indígenas de Grajaú. O apoio da Prefeitura de Governador Edson Lobão assegurou alojamento, deslocamento e alimentação para os artesãos, demonstrando o compromisso do prefeito Geraldo Braga em valorizar e apoiar os talentos locais.

“A Festa do Couro é não apenas uma celebração, mas também uma oportunidade para a troca de conhecimentos e o fortalecimento da cultura artesanal em nossa região. O apoio do Instituto Cultural Tatajuba e da Prefeitura é fundamental para que possamos oferecer essa experiência enriquecedora aos participantes”, enfatiza Simone Fonseca.

George Alencar, Secretário de Indústria e Comércio e um dos organizadores da V Festa do Couro de Ribeirãozinho, expressou entusiasmo pelo evento e seus impactos na comunidade local.

Estamos emocionados em ver a quinta edição da Festa do Couro ganhar vida, com a participação de talentosos artesãos de Imperatriz e dos indígenas de Grajaú. Esta festa não apenas celebra as tradições culturais da nossa região, mas também cria uma plataforma para a educação e o aprimoramento das habilidades de nossos participantes”, disse.

Durante o evento, os alunos participantes da oficina tiveram a chance de desenvolver peças em couro, explorando técnicas tradicionais e inovadoras, sob uma orientação experiente. 

Ao final da oficina, todos os alunos foram certificados pelo Instituto Cultural Tatajuba, reconhecendo o esforço e o aprendizado adquirido ao longo do evento.

A V Festa do Couro de Gov. Edson Lobão se consolida como um espaço de aprendizado, troca de experiências e promoção do artesanato local, impulsionado pelo apoio da comunidade e da parceria entre diferentes entidades. A iniciativa, que fortalece a cultura e os valores regionais, demonstra o potencial transformador da colaboração entre a sociedade civil e as instituições públicas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »