MENU

17/08/2023 às 18h25min - Atualizada em 17/08/2023 às 18h30min

Caravana da Liberdade 2023 realiza ações de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo

SECOM
Foto: Divulgação
 
Com o tema Fortalecimento da Rede Local de Proteção e Atendimento às Vítimas de Trabalho Análogo ao de Escravo, a Caravana da Liberdade 2023 vai aos municípios de Açailândia e Balsas, onde realizará ações de mobilização e capacitação, no período de 21 a 26 de agosto. O projeto é realizado pela Comissão Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). 

Entre os objetivos está fomentar ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Maranhão, fortalecer a rede de enfrentamento e atendimento nos municípios com maior índice de trabalhadores resgatados. A ação consiste, também, em capacitar os agentes que atuam no atendimento e sensibilizar a população para o enfrentamento a esse tipo de crime nos municípios.

“Durante a caravana, reunimos diversos atores sociais que podem se unir na luta contra o trabalho escravo no Maranhão, como, por exemplo, prefeitos, secretários municipais, professores, defensores públicos e movimentos sociais. Assim, criamos uma rede de enfrentamento a esse crime que é uma das maiores violações de direitos humanos da atualidade. Contamos com o engajamento de toda a sociedade para que juntos possamos promover mudança e garantir trabalho digno para todos.”, afirmou Amanda Costa, secretária de estado da Sedihpop em exercício.
Nos municípios, serão realizados diálogos e reuniões com gestores públicos sobre o tema, para articular ações de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. Também será promovida a oficina com o tema Capacitação de Servidores para Processamento de Casos de Trabalho Análogo à Escravidão. 

Em Açailândia, a oficina será realizada no dia 22 de agosto, a partir das 14h, na Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA), localizada na Rua Maranhão. Em Balsas, a atividade ocorrerá no dia 24 de agosto, na Câmara Municipal de Balsas, que fica na Rua José Coelho Noleto, Centro. Serão abordados conceitos básicos do trabalho escravo, fluxo de atividades da Coetrae/MA, políticas de repressão do trabalho escravo, qualificação das denúncias, atendimento aos trabalhadores resgatados e reinserção deles no mercado de trabalho. 

“O trabalho escravo é uma prática cruel que alicia trabalhadores em situação de vulnerabilidade. Por isso, além de desenvolver ações de combate, precisamos, também, propor ações de prevenção, com formações, atividades pedagógicas e, principalmente, com oferta de trabalho digno para a população. Esses temas também estão na pauta da Caravana da Liberdade.”, ressaltou Ninha Reis, coordenadora de Ações para o Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo.

As inscrições para a oficina Capacitação de Servidores para Processamento de Casos de Trabalho Análogo à Escravidão em Açailândia e Balsas serão realizadas no local. Acompanhe mais informações no perfil @direitohumanosma, no Instagram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »