MENU

16/08/2023 às 13h42min - Atualizada em 16/08/2023 às 13h42min

Governo eleva alíquota de importação para borracha natural

Segundo o ministro Fávaro, a elevação da alíquota vai fortalecer os produtores, a cadeia produtiva e a indústria.

Da Assessoria
Imprensa/MAPA
Foto: Divulgação/Imprensa MAPA
  
Em reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, realizada nesta terça-feira (15), o Governo Federal aprovou a elevação da alíquota do imposto aplicada pelo Brasil à importação da borracha natural. O imposto do elastômero passará de 3,2% para 10,8%, por um período de 24 meses.

A heveicultura brasileira enfrenta dificuldades conjunturais em razão das quedas acentuadas no preço internacional do elastômero e da consequente perda de competitividade frente aos produtos importados de países do Sudeste Asiático.

Ao comentar a elevação da alíquota, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou que “a indústria voltou a consumir mais produtos aqui no Brasil, mas deve comprar dos produtores brasileiros. Aprovamos hoje a taxação de 10,8% na importação de borracha natural. Isso vai fortalecer os produtores, a cadeia produtiva e a indústria também”.

Ele explicou que no começo do ano o governo precisou retomar a taxação de pneus importados para o Brasil. O governo anterior havia retirado a taxação. “Esse trabalho foi feito com muita dedicação pelo nosso secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, com o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin, lá na Camex, uma medida importante que fortalece toda a cadeia da borracha natural, desde o produtor até a indústria nacional”.

Fávaro esclarece que outra decisão importante em relação à borracha foi tomada. “O presidente da Conab, Edegar Pretto, e toda sua diretoria, já lançaram os editais de apoio à comercialização da borracha”.

“É o governo se fazendo presente com intuito de fortalecer tanto a indústria como os produtores. É o Brasil agora no rumo certo”, conclui o ministro.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »