MENU

15/08/2023 às 23h04min - Atualizada em 15/08/2023 às 23h04min

Café Empresarial da FIEMA aborda segurança jurídica das empresas nos contratos públicos e privados

O encontro proporcionou debates e teve como público-alvo empresários do setor metalmecânico e de material elétrico.

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Encontro foi promovido pela FIEMA E SINDIMETAL - Foto: Divulgação/Imprensa FIEMA
  
São Luís – Com o objetivo de promover networking e discussões de melhoria para os segmentos dos setores metalmecânico e de material elétrico da Região Metropolitana de São Luís e Mesorregião Norte do Maranhão, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) promoveu, nesta terça-feira (15), mais uma edição do Café com Empresários. O evento contou com a parceria do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico de São Luís (SINDIMETAL). 

Em seu discurso de abertura da reunião, o 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda Costa, representando o presidente da Federação, Edilson Baldez, exaltou a iniciativa de reunir os empresários para debater um tema de extrema importância para a classe. “É de extrema relevância que tenhamos momentos de discussões, troca de ideias e um ambiente que possamos tirar dúvidas. Nossa intenção com as edições do Café com Empresários é propiciar este ambiente”, afirmou. 

O superintendente da FIEMA, César Miranda, ressaltou que trazer assuntos relevantes para serem discutidos com a classe empresarial é um dos papéis da instituição. “Trocar ideias e dar respostas aos questionamentos destes temas são formas de contribuir para o crescimento do mercado, além de promover competitividade”, argumentou. 

O agente do UNIMERCADO do Sistema FIEMA, Carlos Garcia, também compartilhou as ferramentas e serviços oferecidos pelo SESI, SENAI e IEL Maranhão, destacando o poder transformador da educação e inovação no mundo empresarial. 

O Presidente do SINDIMETAL, Oswaldo Amaral Pavão, agradeceu a participação do empresariado e do apoio da FIEMA. “O sindicato se sente muito honrado em receber os empresários do nosso estado e, ao mesmo tempo, se coloca à disposição para debater questões relacionadas ao trabalho e às compras governamentais. Estamos empenhados em esclarecer questionamentos e colaborar para que nosso setor se desenvolva de forma equilibrada”, declarou. 

Durante o encontro, o advogado, diretor da FIEMA, Conselheiro da CNI e ex-presidente do SINDUSCON-MA, José Orlando Soares Leite Filho, e o especialista em Direito e CEO da Silveira e Brissac Advocacia, Harley Brissac, ministraram a palestra “Segurança Jurídica das empresas nos contratos públicos e privados". Este é um tema atual que gera muitas dúvidas na classe empresarial e foi conduzido com maestria pelos profissionais. 

O palestrante José Orlando abordou durante sua explanação as relações de trabalho e os cuidados necessários na contratação. “É preciso entender que estes dois temas precisam estar entrelaçados. Quando um dos dois ou ambos estão sendo ignorados, isso pode atrapalhar mais à frente a empresa, seja para o seu crescimento ou até mesmo em negociações de venda da mesma”, exemplificou. 

As instabilidades judiciais, cláusulas e explicações sobre como lidar com contratos públicos foram alguns dos principais pontos citados por Harley Brissac. “Para se fazer um bom negócio e manter uma empresa prosperando é imprescindível que os gestores tenham conhecimento deste assunto. Saber lidar como se portar diante de situações que possam colocar seu patrimônio em perigo ou se desenvolver com segurança é uma das principais ferramentas no mundo dos negócios”, ressaltou. 

A empresária Fátima Araújo, uma das sócias da Elétrica Visão, elogiou o evento e a iniciativa em promover debates sobre assuntos fundamentais para a classe. “A FIEMA e o SINDIMETAL estão de parabéns. Eventos como este possibilitam um espaço para o fortalecimento da base do segmento, além de promover uma maior integração entre a Federação, sindicatos e empresas”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »