MENU

15/08/2023 às 22h10min - Atualizada em 15/08/2023 às 22h10min

Primeira Vara Criminal de Imperatriz promove mutirão de julgamentos

Michael Mesquita
Asscom-CGJ/MA
ilustração - foto/divulgação: -

O Poder Judiciário da Comarca de Imperatriz, através da 1ª Vara Criminal, promove, nos meses de agosto e setembro, um mutirão de sessões do Tribunal do Júri. Serão, ao todo, dez julgamentos, em trabalho coordenado pela juíza Edilza Barros Ferreira, titular da unidade judicial, com apoio da Corregedoria Geral da Justiça e de outros magistrados. As atividades têm início no próximo dia 18 de agosto, com o julgamento de Jesusmar de Jesus Pereira, em sessão a ser presidida pelo juiz Pedro Guimarães Júnior. Os julgamentos serão realizados no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Imperatriz.

Sobre este primeiro júri, constou na denúncia que, em 12 de março de 2020, por volta das 15h00, no interior da residência da vítima Anita Santos de Oliveira, na cidade de Governador Edson Lobão, o denunciado Jesusmar, por motivo fútil mediante recurso que impossibilitou defesa da vítima, teria ceifado a vida de Anitta, em contexto de violência doméstica familiar. Conforme restou apurado, Jesusmar e Anitta mantinham um relacionamento amoroso há cerca de um ano e dois meses, coabitando em casas separadas e, segundo consta em depoimento, com ocorrência de, pelo menos, um episódio de violência contra a ofendida.

Na data citada, alguns policiais militares deslocavam-se para a cidade de Governador Edson Lobão, quando foram abordados por um motociclista, identificado como Francisco, dando conta de que um indivíduo havia acabado de matar uma mulher, esclarecendo, ainda, que seguiu o denunciado até a entrada de uma estrada vicinal. O crime teria sido presenciado por uma testemunha, vizinha da vítima, informando que o assassinato teria sido cometido por Dudu, como Jesusmar era conhecido, perfurando a mulher no pescoço, usando uma faca. Quando interpelado pela polícia, Jesusmar teria confessado ter matado Anita, alegando que havia sido traído.

Na segunda sessão deste mês, a ser realizada no dia 31, o réu será Thiago Silva Sousa, que será julgado sob acusação de ter matado a vítima Josenildo da Silva Cruz. Relatou a denúncia que, em 19 de janeiro de 2014, no povoado Embiral, localidade rural de Imperatriz, o denunciado, acompanhado de um homem identificado como sendo Eduardo de Souza Lima, teria tirado a vida de Josenildo, a golpes de faca. Naquela data, a vítima encontrava-se próxima uma borracharia, aguardando conserto do pneu de uma motocicleta. Em dado momento, os denunciados passaram a agredir Josenildo, tendo Thiago segurado a vítima para que Eduardo executasse os golpes com uma faca. Josenildo faleceu no local.

Os dois homens, após o fato delituoso, evadiram-se do local, sendo que Thiago Silva apresentou-se, posteriormente, espontaneamente à polícia, enquanto Eduardo permaneceu foragido. Ao se apresentar, Thiago sustentou que vítima tentou subtrair uma moto de Eduardo, sendo esse o motivo do crime. Esse julgamento será presidido pela juíza Edilza Barros Ferreira.

SESSÕES EM SETEMBRO

O mutirão segue no mês de setembro, com mais oito julgamentos, as aber, nas datas de 11, 13, 15, 18, 19, 21, 22 e 28. Serão levados a julgamento os réus Francisco de Assis Neres da Silva, Wyllian Correa Lima, Josenilton Rodrigues Bandeira, Antônio de Almeida Gonçalves, Carlos Alberto Botelho Langner, Airton Barbosa Barros, Cândido Neto Vieira, e Iran dos Santos Melo. Além da magistrada titular da unidade judicial, trabalharão nas sessões os juízes Pedro Guimarães Júnior, Francisco Simões, Paulo Nascimento, e a juíza Selecina Locatelli.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »