MENU

08/08/2023 às 18h12min - Atualizada em 08/08/2023 às 18h15min

Governo lança novos editais do programa Cartão Transporte Universitário

SECOM / MA
Governador Carlos Brandão lançou novos editais durante abertura da 5ª Semana Estadual da Juventude - Foto: Gilson Teixeira
 
O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (7), os novos editais do programa Cartão Transporte Universitário para auxiliar o custeio do deslocamento de estudantes para os seus locais de estudo, reduzindo os índices de evasão em sala de aula. O lançamento aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, durante a solenidade de abertura da 5ª Semana Estadual da Juventude, onde serão debatidas políticas públicas para os jovens maranhenses.

A 5ª Semana Estadual da Juventude é realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). Durante a abertura, o governador Carlos Brandão assinou os termos de autorização para três editais: Cartão de Transporte para estudantes do Iema; Cartão de Transporte Universitário para estudantes da Grande Ilha de São Luís; e Cartão de Transporte Universitário para o público em geral.

“Esta é a terceira edição do programa e desta vez nós ampliamos a abrangência, incluindo os estudantes dos municípios da Grande Ilha de São Luís. Desta forma, além dos universitários, também vamos atender os estudantes do ensino médio da região metropolitana, facilitando o acesso à educação daqueles jovens cujas famílias não têm condições de custear os gastos com transporte. Esta é mais uma ação do nosso governo para diminuir as desigualdades sociais e garantir os direitos dos jovens maranhenses”, informou o governador Carlos Brandão.

O programa Cartão Transporte Universitário já beneficiou mais de 11 mil jovens maranhenses e os novos editais lançados nesta segunda-feira (7) atenderão 5.090 mil jovens do estado, permitindo que estudantes maranhenses possam deslocar-se diariamente de seus municípios de residência para os seus locais de estudos. 

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, afirmou que o programa é fundamental para que os jovens possam continuar indo à escola ou para a universidade. “Garantir este direito é muito importante, pois muitos jovens passam por dificuldades sociais e financeiras que os impedem de frequentar as aulas. Com esse apoio do Governo a gente vai conseguir resolver estes problemas e permitir que todos os jovens do nosso estado possam desenvolver o seu potencial”, disse.

Também foi feito o lançamento do programa Juventude no Ar, que será transmitido pela Rádio Timbira (1290 AM) todas as quartas-feiras, às 13h30, para debater questões relativas à juventude. O programa será apresentado por Tatiana Pereira, titular da Seejuv, e será mais um canal de diálogo entre o Governo do Maranhão e os jovens de todo o estado.

Cartão Transporte Universitário - Podem solicitar o Cartão Transporte estudantes universitários que estejam em curso presencial, além de alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) unidades plenas. O aluno tem que residir no estado e estudar em uma cidade diferente da qual ele mora, não sendo o seu deslocamento inferior a 70 Km e não superior a 270 Km.

O estudante deve apresentar comprovante de matrícula atualizado, com a indicação das disciplinas a serem cursadas neste semestre do ano. No ato da inscrição, os alunos devem apresentar: foto 3X4, carteira de identidade e CPF, tanto do estudante como do seu responsável legal, seis comprovantes de residência dos últimos seis meses como água, luz ou telefonia, apresentar recibo mensal de pagamento no caso de o estudante morar em imóvel alugado e demais normas que constam no Edital. 

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, através da plataforma digital:  transporte universitario. juventude. ma.gov.br 

A estudante do Iema Pleno São Luís Centro, Juliana Barbosa, falou que a ampliação do programa para alunos da Grande Ilha vai garantir mais direitos. “Há muitos alunos dos Iemas de São Luís que moram em cidades como São José de Ribamar ou Paço do Lumiar e alguns têm dificuldades para pagar o transporte. Então, com o Cartão de Transporte todos os estudantes vão poder ter o direito de frequentar as aulas”, comentou.

Quem vai se inscrever e aproveitar os benefícios do programa é o estudante Pablo Viégas, do Iema Pleno São Luís Centro. “Estudo em São Luís, mas moro em São José de Ribamar e assim que a plataforma for liberada eu vou fazer a minha inscrição. Esse auxílio no transporte vai ajudar muito a minha família”, contou o jovem.

5ª Semana Estadual da Juventude - A Semana Estadual da Juventude já é realizada há quatro anos, tendo mobilizado mais de 7.500 jovens. Instituído pela Lei 11.082, de 24 de julho de 2019, o evento também busca aplicar as diretrizes do Plano Estadual da Juventude.

No ano em que o Estatuto da Juventude celebra 10 anos, a Semana Estadual da Juventude destaca o direito à cultura, seção 6 do documento, por meio do tema ‘Juventudes, Cultura e Arte’. O intuito é compartilhar visões e experiências governamentais e da sociedade civil na aplicação da cultura e da arte na transformação da vida dos jovens.

Além da semana, a Seejuv realizará uma série de ações ao longo do mês de agosto para ouvir as demandas dos jovens maranhenses e construir políticas públicas a partir delas.

Ações para a juventude - O Governo do Maranhão desenvolve uma série de ações e políticas públicas para a juventude. Entre elas estão o programa Trabalho Jovem que já garantiu acesso ao mercado de trabalho para mais de 6 mil jovens de 17 anos a 20 anos somente em 2022.

Outra iniciativa importante são os Centros de Referência da Juventude que atuam na área de arte, educação, cultura e tecnologia para garantir os direitos dos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade. Atualmente, já estão em funcionamento dois centros do tipo no estado, nas cidades de Pedreiras e Caxias. Em breve será entregue um também em São Luís.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »