MENU

04/08/2023 às 17h53min - Atualizada em 04/08/2023 às 18h00min

SESI Maranhão estreia com vitórias nas primeiras rodadas do Festival Off-Season Brasil

Primeiro dia de competição é marcado por treinos e vitórias. Três equipes maranhenses estão entre as Top 10 do F1 in Schools

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Fotos: Divulgação
 
Rio de Janeiro/RJ – As equipes do SESI Maranhão da categoria F1 in Schools - Ragnar, Pugnator e Graffeno - estrearam com vitórias no Festival SESI F1 in Schools Off-Season Brasil 2023, que iniciou nesta quinta-feira (3/8), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Eles conquistaram posições no Top 10, no primeiro dia da competição. 

 A primeira escuderia a entrar na arena F1 foi a Pugnator, que conta com o patrocínio do Sebrae no Maranhão e se saiu muito bem, levando a melhor contra uma equipe do Paraná. Inclusive esteve com o carro mais veloz nas primeiras rodadas do torneio na parte da manhã. 

 Logo em seguida foi a vez da escuderia Graffeno, do SESI Imperatriz, entrar na pista e ganhar o seu duelo, assim como fez a escuderia Ragnar, que até a penúltima rodada, levava o primeiro lugar do dia na competição, mas que manteve a vice-liderança da competição, que segue até o próximo sábado com o tradicional mata-mata, da qual participam apenas 16 equipes do total de 30 da competição. 

 Vale destacar que cada rodada diária tem o tempo de apenas alguns segundos, com quatro disparos, sendo dois para cada carro (dois para o carro A e dois para o carro B) de cada escuderia, que percorrem uma pista de 25 metros. Os carros são usinados pelos próprios alunos em impressoras 3D e são réplicas em miniatura de carros da Fórmula 1.   

 Vale lembrar que a competição não se resume à corrida em si. Há uma série de apresentações técnicas para os juízes sobre a engenharia envolvida para os disparos do carro, apresentação da engenharia, da gestão da escuderia (financeiro, MKT, design) e enterprise e empreendedorismo. 

 SUPERAÇÃO – Miriã Victoria, piloto da equipe Graffeno, do SESI Imperatriz, sofreu um acidente de carro alguns dias antes de viajar para a competição em Brasília, mas participa do torneio mesmo com algumas limitações quanto a mobilidade. Ela destacou que só o fato de participar já é uma grande vitória. “Nós treinamos muito, foram muitas reuniões on-line, mas estamos aqui, buscando nosso melhor resultado”. 

 Outra pilota feminina, da equipe Ragnar, Ana Júlia França, destacou o esforço e a dedicação de toda a equipe para a competição. “Trabalhamos muito nas férias e esperamos ter ótimos resultados no sábado, no final do campeonato”. 

 PARCERIA – Além do presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edson Baldez das Neves, e do 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar e dos diretores da entidade,  Joanas Alves da Silva e Luís Lima, a delegação maranhense do SESI recebeu também, no Rio de Janeiro, a visita do presidente da FAPEMA, Nordman Wall Filho, e do diretor administrativo e financeiro da fundação, José Arnodson Coelho de Sousa, que estão acompanhando os participantes das escuderias de robótica do SESI Maranhão no Festival SESI de Robótica Off-Season Brasil. 

 Vale destacar que a presença dos dirigentes da FAPEMA no Festival endossa a parceria com o SESI Maranhão e o compromisso com a inovação, educação e desenvolvimento tecnológico, para além do convênio firmado em fevereiro deste ano para oferta de bolsas de iniciação científica aos alunos e professores das equipes de Robótica do SESI-MA e a parceria de levar robótica para as escolas estaduais do Maranhão. 

 FTC – As equipes de FTC Falcons e Everest apenas realizaram treinos para as apresentações e entram em ação nesta sexta-feira (04/08).  

 O presidente Edilson Baldez que participou da solenidade de abertura do Festival destacou o empenho dos alunos e o trabalho do SESI Maranhão para transformar a vida dos alunos por meio da robótica. “Vocês já são vencedores por chegarem até aqui. O SESI-MA tem orgulho de vocês e da confiança depositada pelas famílias de vocês em nós”, destacou o presidente Baldez. 

 O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, que comanda a delegação, enfatizou que esse resultado mesmo sendo provisório, comprova o potencial e o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos da entidade no Maranhão. “Esses resultados são frutos de dedicação, trabalho e acima de tudo, compromisso de todos com a robótica e com a missão da robótica de ampliar cada vez mais o conhecimento”, finalizou. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »