MENU

03/08/2023 às 17h21min - Atualizada em 03/08/2023 às 17h30min

A usina siderúrgica maranhense que inspira a indústria nacional a ser mais sustentável

A AVB compartilha a experiência de produzir aço verde com baixa emissão de CO² e se destaca no setor siderúrgico internacional

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Silvia Carvalho Nascimento e Silva, diretora-presidente da empresa maranhense Aço Verde do Brasil (AVB) - Foto: Divulgação
 
São Luís – A empresária Silvia Carvalho Nascimento e Silva, diretora-presidente da empresa maranhense Aço Verde do Brasil (AVB), foi uma das palestrantes do Seminário “Descarbonização na Indústria e o Mercado de Crédito de Carbono”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). O evento teve como objetivo discutir as tendências e as inovações tecnológicas para o setor industrial maranhense.  

Silvia Carvalho mostrou aos empresários como a empresa se tornou a primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo. Com o tema “Abrindo caminhos para uma indústria verde”, a empresária contou a trajetória da AVB, que nasceu com o conceito de produzir aço longo sem a utilização de combustível fóssil, utilizando carvão vegetal proveniente de maciços florestais e minério de ferro de Carajás. A empresa também produz etanol hidratado a partir da cana-de-açúcar e é considerada a primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo. 
 
Silvia revelou os números de emissão de CO² da AVB, que são os menores do mundo por cada tonelada de aço produzida. Ela explicou que a empresa utiliza 100% de carvão vegetal, que é considerado uma matéria-prima com emissão zero, ao contrário do carvão mineral e do gás natural. Ela também destacou que a empresa recicla e reaproveita todos os resíduos e subprodutos do processo siderúrgico, além de gerar energia elétrica a partir dos gases do alto-forno.  

“A AVB tem trabalhado na divulgação e na promoção da sua tecnologia, buscando certificações e novos conceitos”. Ela contou que a empresa ganhou o prêmio Revelação em 2021 no setor siderúrgico e que entrega para cada cliente um certificado de CO², que mostra o quanto o empreendimento evitou de emissão por comprar o aço verde da AVB.  

“Nós queremos provar para o mercado que é possível produzir aço com qualidade e competitividade, sem agredir o meio ambiente. Nós queremos ser um exemplo para outras empresas que buscam se adaptar às exigências globais de redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.  

A empresária ressaltou que o Brasil tem uma posição privilegiada na questão da  descarbonização da indústria  siderúrgica. “Nós contamos com a rota da biomassa e com uma matriz energética limpa. O nosso país tem potencial para se tornar um líder mundial na produção de aço verde, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável”.  

Silvia Carvalho também falou sobre as ações sociais e de governança da AVB, que envolvem a capacitação da mão de obra local, a melhoria do atendimento médico na região, a doação de oxigênio durante a pandemia da covid-19 e a valorização das mulheres na indústria siderúrgica. Ela também contou que a empresa emite relatórios de sustentabilidade seguindo padrões internacionais e que tem uma estrutura de governança familiar, liderada pelo seu pai, o fundador do grupo Ferroeste.  

A empresária agradeceu o convite da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) para compartilhar sua experiência e sua visão sobre a indústria verde. Ela disse que espera contribuir para o desenvolvimento do setor siderúrgico maranhense e para a preservação do meio ambiente. “Eu tenho muito orgulho em dizer que hoje a gente tem uma empresa moderna que é referência no setor siderúrgico brasileiro e que produz o melhor, porque é um aço virgem, um aço que vem 100% do ferro e o aço mais verde do mundo”, finalizou.   

Além da AVB, representantes da Alcoa - Alumar e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) também contaram como trabalham para a descarbonização da indústria no Maranhão. A íntegra do Seminário “Descarbonização na Indústria e o Mercado de Crédito de Carbono” pode ser conferida no canal do Sistema FIEMA no Youtube. Para saber mais sobre o tema visite o site da FIEMA – www.fiema.org.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »