MENU

02/08/2023 às 19h12min - Atualizada em 02/08/2023 às 19h15min

Em parceria com ApexBrasil, Governo do Estado capacita empresas maranhenses para exportação

SECOM / MA
Foi iniciada a primeira Capacitação Coletiva do Peiex Maranhão, voltada para as empresas selecionadas no programa - Foto: Divulgação
 
Tem cor, sabor e aroma de café, mas, não é café convencional. Essa é a proposta da empresa Café Açaí, que produz a bebida mais conhecida pelos brasileiros, a partir da semente do açaizeiro e possui alto potencial nutritivo. A Café Açaí é uma das 75 empresas que serão capacitadas por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) - Maranhão, fruto de parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Na segunda-feira (31) foi iniciada, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), a primeira Capacitação Coletiva do Peiex Maranhão, voltada para as empresas selecionadas no programa. Serão 24, no total, ocorrendo em São Luís, com transmissão ao vivo para o polo de Imperatriz. O programa tem como objetivo capacitar os empreendimentos para atuarem na área da exportação e avançar nos mercados internacionais. Esta é a segunda edição do programa no Maranhão.

“A novidade desta edição do programa é o polo em Imperatriz, que oportuniza essa experiência também às empresas da região Tocantina. Esperam.os que desse ciclo de capacitação saiam empreendimentos mais competitivos para o mercado exterior”, pontuou o presidente da Fapema, Nordman Wall, acrescentando que é meta do governo Carlos Brandão promover ações visando impulsionar negócios com o objetivo de gerar emprego e renda.

O assessor Especial da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), José Mendes, participou do evento, representando o titular da pasta, Júnior Marreca, e destacou a importância dessa capacitação ao empresariado maranhense. “A Seinc está de braços abertos e não mede esforços para que o Peiex seja um sucesso e as empresas maranhenses possam avançar nesse mercado da exportação”, ressaltou Mendes. A secretaria disponibiliza o ambiente institucional para que a equipe atue junto às empresas maranhenses.

Para o coordenador do Peiex, Ricardo Cruz, “esta etapa do programa se configura na concretização de uma iniciativa que vai proporcionar o crescimento de muitas empresas maranhenses e garantir a oportunidade de competir nos mercados exteriores. É uma satisfação ser parte deste esforço para alavancar as boas ideias do Maranhão mundo afora”, destacou.

“Esse é um importante momento de integração entre as instituições e a Fapema, em que o foco é atender a classe empresarial, vislumbrando a ampliação de sua expertise para o mercado internacional. Uma união de forças e de esforços, para alavancar os negócios do Maranhão”, enfatizou o assessor de Orçamento da Fapema, Natanael Viana.

 

Capacitação

A capacitação contou com palestras de abertura, ministradas pelo coordenador do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Carlos Jorge Macedo; e do gerente de Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Maranhão, Dênio Carneiro. Eles trataram sobre ações de promoção comercial, estratégias de mercado e comércio exterior.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »