MENU

02/08/2023 às 17h12min - Atualizada em 02/08/2023 às 17h15min

Imperatriz recebe projeto Saúde e Qualidade de Vida

Durante a ação, foram realizados 200 atendimentos

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
Foto: Divulgação: Ascom/TJMA
 
Servidores e servidoras da Comarca de Imperatriz participaram, nos últimos dias 26 e 27 de julho, do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A iniciativa - que visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida - integra o projeto TJMA Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde.

A ação foi realizada por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial.

Durante o evento, a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Vieira de Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para o bem-estar e a qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário. Milena de Oliveira também elogiou a parceria do Judiciário com a UFMA.

Foram realizados, em média, 200 atendimentos, incluindo atividades multidisciplinares nas áreas de Educação física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia.

O diretor do Fórum da Comarca de Imperatriz, juiz Delvan Tavares Oliveira, enalteceu a gestão atual do Tribunal de Justiça, que tem se preocupado muito com a saúde de servidores(as). “Ficamos muito felizes com a presença da equipe da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, demonstrando, assim, o grau de envolvimento e interesse com o servidor, que é parte dessa grande família do Judiciário”, frisou.

Delvan Tavares também parabenizou a equipe da UFMA, reconhecendo a qualidade dos serviços prestados pela instituição. “Nos centros acadêmicos, encontramos serviços de excelência em todos os segmentos”, frisou.

Também esteve presente no evento o juiz da Comarca de Imperatriz, Mário Henrique Mesquita Reis.

O evento também contou com a participação do professor da UFMA, Herikson Araujo Costa, que juntamente com o professor Carlos Dias, são coordenadores do convênio. Herikson Costa destacou um dos objetivos do projeto, que é fazer um levantamento do perfil de saúde dos(as) servidores(as), tanto do ponto de vista mental, como físico também.

A programação de abertura contou com roda de conversa com o tema ‘’Saúde mental no ambiente de trabalho’’, além de atendimentos individuais com a psicóloga Alynne Lima. No segundo dia, a psicóloga também realizou atendimentos individuais.

As atividades de Educação Física foram comandadas pelo professor Cristiano Mostarda, pelo professor Mário Sevilio e pela professora Elaynne Silva. As atividades de Nutrição, pela professora Ana Karina Teixeira e as de Fisioterapia pelo professor Almir Dibai.

As atividades foram conduzidas por profissionais da UFMA e do TJMA. Do Tribunal de Justiça estiveram presentes Raissa Braúna (Chefe da Divisão Psicossocial), José Henrique Santos Sá (Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís) e Conceição Cadilhe (Divisão Médica do Tribunal de Justiça).

PARCERIA - A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade à ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.

Além de Imperatriz, o projeto já contemplou, neste ano, as comarcas de Pinheiro (31/5 e 1º/6) e Itapecuru-Mirim (29 e 30/6). As atividades pretendem alcançar, neste ano, as comarcas de Chapadinha, Balsas, Presidente Dutra e São José de Ribamar. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJMA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »