MENU

01/08/2023 às 17h54min - Atualizada em 01/08/2023 às 18h00min

Maranhão participa do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita

SECOM
Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Ayrton Vignola/Fiesp
 
O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, participou do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira .

As relações diplomáticas entre Brasil e Arábia Saudita completam 55 anos no ano de 2023, celebrado com a realização do evento que mostrou aos investidores estrangeiros um cenário positivo, de crescimento e economicamente favorável no país. Entre as autoridades presentes, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ministro de investimentos do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih e o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva.

Para Alckmin, o Fórum trará como resultado grandes oportunidades de investimentos recíprocos e parcerias, gerando mais empregos e renda. “O Brasil tem tido resultados positivos, o PIB cresce acima do previsto, o desemprego caiu, a bolsa subiu e a moeda valorizou. Isso nos incentiva a buscar ainda mais a eficiência econômica. A Arábia Saudita é o maior parceiro com sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo e o Brasil está aberto ao investimento estrangeiro”, afirmou.

O presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior, que também é mestre em negócios internacionais, considerou importante a presença do Governo do Maranhão no encontro e disse sentir confiança diante das possibilidades de ampliação nas negociações entre Brasil e Arábia Saudita.

“A relação consolidada entre o Brasil e a Arábia Saudita se dá pela balança comercial e o fluxo estabelecido entre eles: a exportação de commodities e a importação de produtos relacionados ao petróleo. Hoje, o Brasil é o principal fornecedor de produtos do agronegócio para a Arábia Saudita. As possibilidades de parcerias estão se expandindo para todo o país, e o Maranhão tem caminhado fortemente, sob o comando do nosso governador Carlos Brandão, para alavancar e desenvolver suas relações comerciais internacionais”, explicou.

No evento, foram apresentados painéis destacando as iniciativas realizadas pela Arábia Saudita em busca de desenvolvimento para o país, demonstrando as ações concluídas e que obtiveram ótimos resultados, além dos projetos que estão em curso.

O ministro de Investimentos do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, aproveitou para parabenizar pelo êxito conquistado através de políticas públicas realizadas pelo governo brasileiro. “Nós gostaríamos de dar os parabéns ao Brasil pelo desempenho impressionante que inclui um rápido crescimento em relação ao PIB nos últimos dois anos, uma ótima classificação de créditos, além dos fluxos dos investimentos federais diretos e todo o lucro comercial que nós vimos”, destacou.

Comitiva da Arábia
A Arábia Saudita busca diversificar seus investimentos para além do petróleo e vê o Brasil como parceiro estratégico. O Fórum recebeu a maior comitiva do país, com mais de 90 empresários sauditas e agentes do governo que acompanham o ministro do Investimento Khalid Al-Falih na promissora missão empresarial.

“O Brasil está se tornando um mercado prioritário para a Arábia Saudita e um parceiro estratégico. Nossa relação com o Brasil tem potencial para ir muito além do agronegócio. Há oportunidades em mineração, energia, saúde, farmácia, tecnologia”, revelou Adbulrahman Bakir, head de investimentos para as Américas do Ministério do Investimento da Arábia Saudita.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »