MENU

01/08/2023 às 17h44min - Atualizada em 01/08/2023 às 18h00min

Participação Cidadã: população de Imperatriz se mobiliza na Audiência Pública do Orçamento Participativo 2023

Carlos Leen
Foto: Divulgação
 
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi palco de um importante evento na manhã desta terça-feira, dia 1º de agosto. A cidade de Imperatriz recebeu a Audiência Pública do Orçamento Participativo 2023, organizada pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos - SEPLAN) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular - SEDIHPOP, com apoio da AGEMSUL e demais órgãos de Governo.

A audiência teve como objetivo principal proporcionar um espaço de diálogo e participação cidadã na construção do orçamento estadual para o ano de 2023. 

Com presença expressiva da população local, gestores escolares, representantes de associações e líderes políticos e comunitários, todos engajados em discutir e apresentar suas demandas e sugestões para o desenvolvimento da região.

Dentre os participantes destacaram-se a Presidente da Associação de Artesanato, Simone Fonseca, representando a força dos artesãos locais e a valorização do artesanato como importante setor econômico e cultural da região.

Além disso, a presença de lideranças como a Gestora Regional de Educação, Orleane Santana e Vânia do MST (representando os movimentos sociais) reforçaram  o compromisso de áreas como a educação e agricultura familiar para o impacto positivo que a destinação de recursos adequados pode trazer em Imperatriz e Região.

Na mesa de abertura além de prefeitos, deputados, o presidente da AGEMSUL Vagtonio Brandão fez usa da fala. “O diálogo entre a população e as autoridades governamentais foi pautado pela busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela comunidade local, reforçando a importância do engajamento cívico na construção de um Maranhão mais próspero e inclusivo”, informou ele. 

O Secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, também marcou presença representando o Governador Carlos Brandão e teve a oportunidade de apresentar suas contribuições ao Orçamento Participativo 2023, reforçando o comprometimento do Governo Estadual com a transparência e a participação cidadã nas decisões políticas. “O Orçamento Participativo é uma iniciativa democrática que coloca a sociedade no centro do processo decisório, permitindo que os cidadãos tenham voz ativa na definição das prioridades e a alocação dos recursos públicos”, disse Madeira. 

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer suas intervenções, trazendo à tona as principais demandas em áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura, meio ambiente e outros setores estratégicos para o desenvolvimento da região.

A participação expressiva na audiência desta terça-feira evidencia o interesse da população em contribuir para a construção de políticas públicas mais alinhadas com suas necessidades e anseios.

Ao final do evento, ficou clara a importância do Orçamento Participativo como um instrumento efetivo de participação popular e do compromisso do governo estadual com a transparência e o diálogo com a sociedade civil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »