MENU

30/07/2023 às 19h24min - Atualizada em 30/07/2023 às 19h24min

Equipe de arbitragem 100% feminina vai comandar partida da Série B

Jogo entre Ituano e Tombense será o primeiro no futebol masculino com oito mulheres na arbitragem.

Da Assessoria
Imprensa/CBF
Equipe de arbitragem feminina - Créditos: Arquivo pessoal

  
A Comissão de Arbitragem da CBF escalou, pela primeira vez, uma equipe de arbitragem exclusivamente feminina na Série B do Campeonato Brasileiro. As oito árbitras vão atuar na partida entre Ituano (SP) e Tombense (MG), na quarta-feira (2), às 19h.

Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE) será a árbitra principal no Estádio Novelli Junior, em Itu (SP). As assistentes serão Maira Mastelia Moreira (RS) e Vanessa Santos Azevedo (SE).  Marianna Nanni Batalha (SP) foi escalada como quarta árbitra e Simone Xavier de Paula e Silva (RJ) atuará de assessora. O VAR terá Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC) como árbitra de vídeo, Lilian Silva Fernandes Bruno (RJ), de assistente, e Silvia Regina de Oliveira (SP), de observadora. 

“É uma conquista muito importante uma equipe só de mulheres chegar na série B do Campeonato Brasileiro . Isso demonstra a evolução da arbitragem feminina, um dos nossos objetivos na comissão. Estamos vivendo também um momento de Copa do Mundo Feminina, portanto nada mais justo do que darmos prosseguimento ao nosso trabalho apoiando o desenvolvimento das árbitras”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme,
 

Árbitras e assistentes encerram curso de desenvolvimento promovido pela CBF e FIFA - Créditos: Rodrigo Ferreira/CBF


A árbitra agradeceu a oportunidade e valorização da representatividade feminina no futebol.

"Quero agradecer ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, juntamente com o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, pela oportunidade, por acreditarem no nosso trabalho e valorizar o nosso desempenho e performance. Vamos entregar o nosso melhor ao futebol brasileiro. Em nome de toda equipe, quero dizer que sabemos o quanto isso é importante e valorizamos cada oportunidade. O nosso pensamento é ir pro jogo e realizar um trabalho de excelência", disse Thayslane.
 

Árbitra Thayslane de Melo Costa (FIFA) - Créditos: Arquivo pessoal


Ela fez também questão de reconhecer o trabalho realizado pela primeira mulher a integrar a Comissão de Arbitragem da CBF, Regildenia Moura.

"Quero agradecer de maneira especial a Regildenia. Ela  tem feito um trabalho brilhante no departamento de arbitragem feminino, nos proporcionando um ambiente acolhedor e oferecendo a melhor maneira de realizar nosso trabalho. Essa representatividade da arbitragem feminina é uma grande conquista para todas” enfatizou.
 

Regildenia Moura - Créditos: Rodrigo Ferreira/CBF


Curso FIFA-RAP Feminino

No mês de julho a Comissão de arbitragem da CBF em parceria com a FIFA promoveu o Curso FIFA-RAP Feminino 2023. Foram dez dias de atividades, treinos e aulas voltadas para o desenvolvimento da arbitragem feminina. Em dez dias, as árbitras e assistentes realizaram treinos físicos e de posicionamento para ter o melhor desempenho possível durante os jogos, além de participarem de aulas teóricas, para reforçarem os conceitos das regras do jogo.
 

Assistente Maira Mastella (RS), integrante do trio de arbitragem na partida Ituano x Tombense em 02/08/2023 - Créditos: Arquivo pessoal


Confira a lista completa da arbitragem da partida:

Função Nome Federação
Árbitra Thayslane de Melo Costa (FIFA) SE
Árbitra Assistente 1 Maira Mastella Moreira RS
Árbitra Assistente 2 Vanessa Santos Azevedo SE
Quarta Árbitra Marianna Nanni Batalha SP
Assessora Simone Xavier de Paula E Silva RJ
Árbitra de Vídeo Charly Wendy Straub Deretti (FIFA) SC
AVAR Lilian da Silva Fernandes Bruno RJ
Observadora de VAR Silvia Regina de Oliveira SP

 

Assistente Vanessa Azevedo (SE), integrante do trio de arbitragem na partida Ituano x Tombense em 02/08/2023 - Créditos: Arquivo pessoal


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »