MENU

29/07/2023 às 10h08min - Atualizada em 29/07/2023 às 10h08min

Ministro Carlos Fávaro renova parceria da Jica com o Brasil para conversão de

Compromisso foi firmado no Japão, durante visita do ministro à agência.

Da Assessoria
Imprensa/MAPA
Foto: Divulgação/Imprensa MAPA
  
Parceira histórica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) confirmou o desenvolvimento de mais um projeto em conjunto com o Brasil após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em sua sede, em Tóquio.

Um dos principais projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável, é a recuperação de pastagens de baixa produtividade, que pode dobrar a área de plantio do país.

“A Jica vai trabalhar junto com o Mapa, com o governo do presidente Lula, para reestruturarmos a conversão de pastagens em áreas produtivas”, declarou o ministro Carlos Fávaro após o encontro realizado na sexta-feira (28).

Uma comissão da Jica virá ao Brasil em agosto para se reunir com representantes do Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Embrapa para estruturar o projeto de sustentabilidade que pode recuperar até 40 milhões hectares de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura.

A Jica é parceira da Embrapa desde o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Prodecer), instituído em 1979, destinado à cooperação financeira e técnica, para o crescimento e incentivo à produtividade de soja e milho na região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »