MENU

21/07/2023 às 17h56min - Atualizada em 21/07/2023 às 17h56min

SENAI-MA promove educação profissional inclusiva

Em parceria com a empresa DPL Construções, a entidade realizou aula inaugural do curso de Assistente Administrativo

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - O SENAI-MA realizou nesta quinta-feira, 20, a aula inaugural do curso de Assistente Administrativo para jovens aprendizes. O evento aconteceu no Auditório do CEPT Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, e contou com representantes do próprio SENAI, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública, de alunos e de seus familiares. O curso é uma parceria com a empresa DPL Construções e tem como finalidade investir no desenvolvimento da juventude e da comunidade como um todo. 

Ao longo do curso os alunos terão a oportunidade de aprender com profissionais experientes, que irão repassar conhecimentos na área administrativa. Outro ponto importante é a disposição de recursos modernos, materiais didáticos atualizados e uma infraestrutura adequada para o aprendizado.  

A gerente da unidade do SENAI no Monte Castelo, Luciene Marzano, explicou que a parceria é para promover uma formação integral para os alunos, com prática profissional dentro das empresas e avaliação para possível aproveitamento dos alunos no mercado de trabalho. Nathália Sousa Silva, representante da DPL Construções, disse que a empresa acredita que a educação transforma o mundo e por isso firmou parceria com o SENAI para turma de PCDs (pessoas com deficiência) e a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. 

O promotor Ronald Pereira dos Santos, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência de São Luís, lembrou que temos uma sociedade diversa, plural e é importante que todas as instituições - sejam públicas ou privadas - participem desse esforço de torná-la ainda mais inclusiva. “Esta é uma iniciativa extremamente exitosa e estou muito feliz porque demonstra o compromisso do SENAI em fazer inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou ele.  

A educação é um ato de inclusão e o SENAI vem corroborando com essa máxima ao proporcionar um ensino transformador que tem como ponto principal a oportunidade de inserção dos seus alunos no mercado de trabalho. Janainna Pereira Pinheiro, interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), explicou que o programa foi instituído em 1999 com o objetivo de incluir pessoas. “O PSAI, conforme seu guia de diversidade, propõe ações afirmativas alinhadas aos direcionamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados por uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), e reconhece a diversidade como promotora de uma educação profissional inclusiva”, afirmou.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »