MENU

20/07/2023 às 15h57min - Atualizada em 20/07/2023 às 15h57min

Judiciário realiza programação alusiva ao Dia das Mulheres Negras

Comitê de Diversidade do TJMA homenageia Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
Programação acontece no hall do Fórum Desembargador Sarney Costa na próxima terça-feira, 25 - Foto: Divulgação: Carlos E. Sales
 
Em celebração ao dia 25 de julho, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, participa nessa sexta-feira (21) da 11ª Edição do Julho das Pretas/2023, organizada pelo Grupo de Mulheres Negras “Mãe Andresa” (GMNMA), iniciando a programação de reconhecimento às mulheres negras.

O evento terá a participação da desembargadora Ângela Salazar e da servidora Joseane Cantanhede, analista bibliotecária da Esmam, no painel “Mulher negra e reparação”, que acontece a partir das 15h, no auditório do Casarão Graça Aranha, Praça Pedro II, Centro.

No dia 25 (terça-feira), acontecerá uma Roda de Conversa com servidoras, magistradas e funcionárias terceirizadas, no hall do Fórum Sarney Costa, a partir das 9h, promovendo diálogo sobre o significado da data, além de atração cultural com a servidora Giorlinda Ferro, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Na mesma data será lançado vídeo com o tema “Se reconhecer negra para pertencer” em que as participantes destacam suas vivências enquanto mulheres negras. Produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, o vídeo será divulgado em prédios do Poder Judiciário do Maranhão.

A exposição de publicações com temáticas de Autoras Negras será mais uma forma de sensibilizar o público no Fórum Sarney Costa, com livros da Biblioteca da Esmam e da Estante “Maria Firmina dos Reis”, do Comitê de Diversidade, que estarão disponíveis no local.

As ações pensadas para 2023 foram organizadas pelas servidoras e membras do Comitê de Diversidade do TJMA Bianca Bezerra e Joseane Cantanhede, com o objetivo de fomentar espaços de encontros das mulheres negras servidoras, membras, terceirizadas, colaboradoras, mulheres integrantes de coletivos e demais pessoas que se interessam pela temática e buscam fortalecer as iniciativas antidiscriminatórias.

SENSIBILIZAÇÃO
Desde a instalação do Comitê de Diversidade, pela Resolução 47/2020, o Judiciário maranhense realiza encontros temáticos virtuais, relatos e vivências de mulheres negras que integram a Rede de Justiça.

Pessoas convidadas com diversas atuações no cenário maranhense, além da execução de ações em unidades socioeducativas e prisionais femininas, com um planejamento alinhado aos macrodesafios, garantia dos direitos fundamentais e fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade.

PROGRAMAÇÃO:
21.07 (sexta-feira) - Painel “Mulher negra e reparação”, 15h, no auditório do Casarão Graça Aranha situado na Praça Pedro II Centro. Participação de representantes do Poder Judiciário na 11ª

Edição do Julho das Pretas/2023 - Desa. Ângela Salazar e a servidora, analista(Bibliotecária), Joseane Cantanhede;

25. 07 (terça-feira) - Roda de conversa dia, 9h, hall do Fórum, com servidoras, magistradas e funcionárias terceirizadas;

25. 07 (terça-feira) - Lançamento do vídeo comemorativo ao Dia da Mulher Negra com o tema: “Se reconhecer negra para pertencer”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »