MENU

17/07/2023 às 19h00min - Atualizada em 17/07/2023 às 19h00min

Morre Palhinha, ídolo do futebol mineiro e do Corinthians, aos 73 anos

Jogador fez história por onde passou e detém o recorde brasileiro de mais gols em uma única edição de Libertadores

Da Assessoria
Imprensa/Cruzeiro EC
Palhinha foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiro - Foto: Divulgação/Cruzeiro EC
 
Faleceu na manhã desta segunda-feira (17) um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Morreu Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, ídolo do Cruzeiro, do Atlético-MG e do Corinthians, aos 73 anos. O ex-jogador estava internado em BH para tratar de uma infecção, mas não resistiu.

Palhinha começou a sua carreira no Cruzeiro, onde viveu o seu auge e é considerado um dos grandes da história celeste. Na Raposa, foi hepta campeão mineiro e conquistou a Libertadores de 1976, fazendo 13 gols em uma única campanha - um recorde entre os brasileiros.

No ano seguinte, foi para o Corinthians por 1 milhão de dólares, sendo a maior contratação do futebol brasileiro na época. Ele ajudou o Timão a conquistar o Campeonato Paulista de 1977.

Palhinha foi um dos grandes atletas do futebol brasileiro. No Galo, foi um dos craques daquele histórico time do início da década de 80. Em 1980, voltou a Minas Gerais para defender o Atlético e ser peça importante na história atleticana. Foi o camisa 10 de um dos maiores times de todos os tempos do clube alvinegro, fazendo o trio de ataque com Reinaldo e Éder. Eles estiveram com o elenco que ficou com o vice-campeonato brasileiro de 1980, mas venceu dois campeonatos mineiros.

Ainda houve passagens no Vasco, Santos, Cruzeiro novamente e finalizou a carreira no América. Palhinha atuou pela Seleção Brasileira em 1979. Como técnico, treinou os três grandes de Minas, além do Rio Branco-MG e o Corinthians.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »