MENU

14/07/2023 às 10h49min - Atualizada em 17/07/2023 às 00h00min

Chegada do inverno e efeito El Niño acendem alerta para agricultura

Conceito Noticias
www.supercampo.com.br
Divulgação
Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas e geadas trazem um grande desafio para o agronegócio brasileiro, gerando impacto significativo nas plantações, especialmente em regiões onde as temperaturas são mais baixas e o clima se torna mais rigoroso.

Durante essa estação do ano, diversos cuidados são essenciais para garantir o bem-estar dos animais e a produtividade das culturas. O Brasil é um país de dimensões continentais e as características climáticas variam amplamente de uma região para outra. Portanto, as medidas de cuidados podem variar de acordo com a localização geográfica do produtor.

Diego Zardo, Head comercial da Supercampo, alerta para a escolha de culturas adaptadas às baixas temperaturas. “Ao planejar as plantações, e pensando nas baixas temperaturas, o agricultor precisa selecionar culturas que sejam adaptadas às condições climáticas da região, pois existem culturas específicas que são mais resistentes ao frio e podem crescer bem durante essa estação”, salienta.  Além da escolha, é necessário o monitoramento constante. “Inspeções regulares são fundamentais para detectar problemas cedo, como também é indicado a cobertura do solo que evita ervas daninhas e retem a umidade”, pontua.

A vantagem para esse inverno, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é a expectativa de temperaturas mais altas para esse período devido ao efeito El Niño, fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico e apresenta reflexos no clima de todo o planeta. “No entanto, mesmo com temperaturas mais altas, o El Niño costuma provocar um aumento significativo das precipitações principalmente na região sul, que merece atenção e preparo do agricultor”, enfatiza Diego.

Segundo as agências climáticas, acredita-se que a intensidade do fenômeno El Niño seja moderada nesse ano, ganhando força no próximo verão. “Caso o fenômeno traga chuvas fortes, o agricultor deve ficar atento ao encharcamento do solo, que traz prejuízos à produção agrícola. Já se as chuvas não forem intensas, as produções de soja podem ser beneficiadas com o maior volume de chuva”, exemplifica o Head Comercial, Já na produção de cana-de-açúcar, explica Diego, o El Niño intenso pode prejudicar a logística da colheita quanto à maturação da planta.

“As variações climáticas com o efeito El Niño podem afetar diretamente a produção agrícola de grãos. As culturas perenes, com o excesso de chuva, podem apresentar redução na produtividade”, alerta Diego.

Para enfrentar as variações climáticas seguem algumas dicas, lembrando que todos os produtos voltados ao agronegócio podem ser adquiridos pelo Supercampo.com:

No caso de excesso de chuvas:
  • Não semear em solos encharcados;
  • Realizar rotação de culturas;
  • Realizar adubação nitrogenada;
  • Realizar a colheita quando o produto atinge umidade adequada.
No caso de estiagem:
  • Utilizar sistema de plantio direto;
  • Utilizar cultivares resistentes ao estresse hídrico;
  • Utilizar irrigação quando possível e necessário;
No caso de frio e geada:
  • Mantenha o calor das plantas com cobertura apropriada
  • Proteja o maquinário;
  • Adubação equilibrada: Fortaleça as plantas com nutrientes para estação.
  • Fungicidas preventivos: Evite doenças fúngicas com tratamentos preventivos.
O monitoramento constante é essencial para detecção precoce de problemas. A dica da Supercampo é: Monitor de Plantio sem Fieldview - PSX - Supercampo e o Kit Monitor de Plantio Contador de Sementes CPA-600 - 08 Linhas - Supercampo
Já para a cobertura do solo, retendo umidade e evitando ervas daninhas: as sugestões são: Lona Prata Silo - 6 x 100 Metros / 130 Micras - Supercampo e Lona Prata para Silo 10 x 100 metros - 130 Micras - Supercampo
Para uma adubação equilibrada, fortalecendo as plantas com nutrientes para a estação: https://www.supercampo.com/distribuidor-de-adubo-ureia-e-sementes-ds-manual-600-l-29/p
E, para evitar doenças fúngicas com tratamentos preventivos, a sugestão é Pulverizador Bravo 400 Litros M 6 - Supercampo
E saindo um pouco do campo e indo para o conforto do lar, um dos itens mais buscados na Supercampo.com é o fogão à lenha, que foi procurado por mais de 44 mil usuários desde que as temperaturas começaram a diminuir este ano: Forno a Lenha FHIFI-M com Fogão Inox 430 - Preto - Supercampo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »