MENU

14/07/2023 às 15h41min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h00min

Jundiaí começa processamento teste de uvas em novo Centro de Enologia

Com investimentos de R$ 16 mi, unidade será a primeira do Estado em Viticultura e Enologia

Emilly Santos
Divulgação
Os produtores de Jundiaí doaram nesta semana (dia 13) 7 toneladas de Uva Niagara Rosada para o processamento teste do novo Centro de Enologia, na ETEC Benedito Storani (ETEC Best). A iniciativa marcou ainda a entrega técnica dos equipamentos para a produção de vinho e suco de uva da unidade.

O Centro tem capacidade de processar 5 toneladas/hora de uva para elaboração de vinho e suco. A entrega técnica é uma etapa fundamental no processo de compra de qualquer equipamento agrícola e tem o propósito de apresentar as máquinas aos produtores e técnicos, além das funções e especificações. Isso permite ao operador total conhecimento sobre os comandos. A previsão é que o Centro comece a funcionar efetivamente a partir de agosto.

O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Centro Paula Souza, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões. O Centro de Enologia contará com um curso técnico, que começará em agosto, com a duração de três semestres, e que será o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia. O espaço possibilitará aos produtores de vinho e suco de uva da cidade e de toda a região, a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

“É uma grande conquista para o município e permitirá aos produtores agregarem valor aos seus produtos, ampliando qualidade na produção de vinho e suco de uva”, comemora Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

“É a primeira vez que colocamos as máquinas para funcionar nesse período de testes. E nós agradecemos muito os produtores por terem doado as uvas para essa entrega técnica. Sem dúvida, é um avanço enorme para toda a região e para toda a produção de vinho e suco do estado de São Paulo também”, lembrou a diretora da ETEC Best, Fabiana Lourençon Moraes.

Confira as fotos aqui.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »