MENU

14/07/2023 às 16h11min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h00min

Lula nega ‘rivalidade’ em área de agricultura familiar tomada pelo agronegócio

Espremidas entre fazendas, atingidas por agrotóxicos e em área com alto índice de grilagem, famílias do Oeste da Bahia cobram visita do presidente, que foi a evento do agro para dizer que não pode haver “preconceito” entre grandes e pequenos agricultores

João Peres e Tatiana Merlino, de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério (BA)
Assessoria de Imprensa
O Joio e O Trigo - Foto: Divulgação

Faz um sol forte e a temperatura está acima de 30 graus. Uma moça para na frente de um trator verde e amarelo e sorri, enquanto sua amiga a fotografa. Depois, ela sobe no veículo e posa, como se estivesse dirigindo a máquina. A cena se repete outras vezes, com outros personagens. O figurino das pessoas é quase o mesmo: bota, jeans, cinto, chapéu (e cílios postiços para as mulheres). Estamos na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Cercados, sem lavoura e com banho de veneno

 

Jurailde e Valdemiro não fizeram nada de errado, mas estão presos, espremidos entre fazendas do agro. Foto: João Peres

Do alto do satélite, o povoado de Roda Velha é uma tripa de terra espremida entre latifúndios de soja, milho e algodão. Do chão, é uma estradinha de quem sente saudade das Gerais e dos parentes que perderam a vida entre motos, carros e caminhões que fazem girar a engrenagem do agro – um dia depois de nossa visita, faria um ano da morte do filho do casal, por sua vez separado da morte do irmão, também em acidente de carro, por um ano e quatro meses. Atualmente, é o filho do meio transformado em caçula quem deixa a mãe de coração apertado e olhos abertos todas as noites, quando sai para trabalhar em uma das fazendas que inviabilizam a vida em Roda Velha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »