MENU

12/07/2023 às 17h30min - Atualizada em 12/07/2023 às 17h30min

SENAI oferecerá cursos de capacitação para o setor gesseiro no Maranhão

O município de Grajaú é o segundo maior polo gesseiro do Brasil, responsável por gerar emprego e renda

Imprensa/SENAI
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - A cadeia do gesso foi tema de reunião, na última segunda-feira (10), entre o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, Claúdio Azevedo; o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, e o presidente do SINDGESSO, Joeder de Oliveira. Foram abordados a capacitação e os avanços necessários para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Gesso no Maranhão. 

Na ocasião, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, apresentou projeto de cursos de qualificação, além da ampliação da base tecnológica para a realização dos ensaios laboratoriais em gesso que serão essenciais para o desenvolvimento do setor na região. “Nosso objetivo é a capacitação profissional, assim como construir um alinhamento das dimensões econômica, social e ambiental em propostas que visam a utilização das melhores tecnologias disponíveis para eliminar os gargalos que dificultam a gestão eficiente dos resíduos da cadeia do gesso em nosso estado. 
O setor gesseiro localizado no município de Grajaú é o segundo maior polo do Brasil, gerando dois mil empregos na cadeia produtiva. O Polo conta com 05 mineradoras, 18 indústrias de gesso, 45 fábricas de placas e produz 1 milhão e 450 mil toneladas/ano com previsão para aumentar a produção em 4 milhões nos próximos 15 anos. 

Para o presidente do SINDGESSO, Joeder de Oliveira, a capacitação de mão de obra é primordial para o mercado estadual. “Precisamos qualificar o pessoal para termos bons profissionais. No Maranhão temos um déficit de colaboradores neste setor e é necessário ampliar o número de pessoas especializadas. A iniciativa do SENAI é maravilhosa. Deixo aqui registrado o meu agradecimento ao Sistema  FIEMA por sempre estar disponível para atender as nossas demandas”, afirmou. 

O secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, ressaltou a importância da união entre setor público e privado. “Essa é uma demanda necessária e justa que o mercado pede. Para que essa cadeia continue crescendo precisamos de mão de obra especializada e ninguém melhor do que o SENAI para fazer isso com excelência. Deixo registrado nosso apoio. O Governo do Estado está pronto para ajudar a espalhar esses profissionais pelo Maranhão”, garantiu. 

Durante o encontro, o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo, agradeceu o empenho e a presença de todos. “O setor gesseiro tem tudo para continuar se desenvolvendo. Se depender da gente vamos ampliar esse mercado e mostrar o seu potencial. Obrigado a todos por abraçarem essa ideia”, declarou. 

Participaram também do encontro o presidente do SINDUSCON do Oeste, Roberto Vasconcelos; o vice-presidente para Assuntos de Economia e Finanças da ACM, Fernando Duailibe; diretores empresariais e sindicais, associados de sindicatos e empresários no ramo da Construção Civil. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »