MENU

11/07/2023 às 17h06min - Atualizada em 11/07/2023 às 17h06min

TJMA realiza teste de robô que acelera processos Judiciais

A ferramenta é eficaz para o aprimoramento e otimização dos processos judiciais.

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
A automação contribui para uma administração mais eficiente e ágil da Justiça - Foto: Ascom TJMA
 
O teste piloto do Robô Redistribuidor Isa - mecanismo inovador para automatizar a redistribuição de processos utilizando a tecnologia RPA (Robotic Process Automation), ocorreu no última dia 5/7, redistribuindo os processos da nova vara implantada na Comarca de Caxias, a 4ª Vara Cível.

O robô foi capaz de processar, em média, 16 processos por minuto, realizando uma tarefa que anteriormente era desempenhada manualmente por uma equipe de servidores. Ao todo, a tecnologia conseguiu distribuir 5.132 processos em 5 horas e 20 minutos, sendo que esse serviço de redistribuição processual exigiria um prazo médio de 15 dias para ser concluído manualmente. Isso representa uma melhoria impressionante em termos de eficiência e produtividade no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

A tecnologia foi desenvolvida pela Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em colaboração com a Diretoria de Informática e Automação. O robô está revolucionando o processo de redistribuição processual, otimizando significativamente o trabalho realizado.

O Robô Redistribuidor Isa é chamado assim devido a uma homenagem à filha do seu idealizador, o analista de Sistemas Francisco de Araújo Costa, sendo batizado pelo Coordenador do Processo Judicial Eletrônico (PJE), Juiz Rodrigo Terças.

A utilização da tecnologia RPA traz diversos benefícios para o sistema judiciário. Além de acelerar o processo de redistribuição processual, reduzindo significativamente o tempo necessário, ele também minimiza erros humanos, aumenta a precisão e libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas.

Essa automação inteligente contribui para uma administração mais eficiente e ágil da Justiça, melhorando a experiência tanto dos profissionais envolvidos quanto dos cidadãos que utilizam os serviços judiciais.

O Robô Redistribuidor Isa representa um grande avanço na aplicação da tecnologia de automação na área jurídica. Sua capacidade de processar um grande volume de processos com rapidez e precisão é um exemplo claro de como a tecnologia pode aprimorar e otimizar os processos judiciais.

Com essa implementação bem-sucedida, espera-se que outras áreas do sistema judiciário também adotem soluções semelhantes, impulsionando a modernização e a eficiência na prestação de serviços jurídicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »