MENU

10/07/2023 às 17h56min - Atualizada em 11/07/2023 às 12h00min

Conheça os cinco touros que ganharam a elite da Prova de Eficiência Alimentar da Angus 2023

Estância Santa Thereza, Cabanha Santo Antão, Genética Progresso, Estância Tradição e Fazenda da Barragem são as responsáveis pelos melhores touros na prova de eficiência alimentar

Verônica Vargas Muccini Longhi
https://angus.org.br/
Foto: Divulgação

Foram divulgados os nomes dos touros elite da prova de eficiência alimentar Angus 2023 promovida pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. As propriedades Estância Santa Thereza, de Dom Pedrito (RS), Cabanha Santo Antão de Alegrete (RS), Genética Progresso, de Manoel Viana (RS), Estância Tradição de Santa Vitória do Palmar (RS), e ainda Fazenda da Barragem, de Dom Pedrito (RS), tiveram seus reprodutores classificados no grupo elite da prova.

O touro Santa Thereza Dom Quixote 4127, da Estância Santa Thereza, de José Roberto Pires Weber obteve o melhor índice do teste, com um Consumo Alimentar Residual (CAR) de -1,799 kg e ganho médio diário residual (GMD Res) de 0,511. Ao todo 31 reprodutores de 8 diferentes propriedades gaúchas participaram da prova.

“Os criadores estão de parabéns pelo resultado do teste, serão entregues animais com uma condição corporal e desenvolvimento excelentes, todos os criadores que investiram estão supersatisfeitos com a prova e só temos a agradecer a todos que confiaram para fazermos as medições. Teremos uma DEP muito importante de eficiência alimentar para ser lançada na Expointer. Foi um teste excelente, e agradecemos também a parceria com a Embrapa, que mais um ano conduziu a prova de forma primorosa”, comemora a presidente da Associação Brasileira de Angus, Mariana Tellechea.

O exemplar vencedor da prova ingressou nas instalações da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), em abril com 576 kg, alcançando um consumo médio de 28,652kg, e saiu no final da prova pesando 696 kg, um CAR de -1,799. Weber pondera que é uma prova definida no último momento. “Este título para a Santa Thereza é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo. Finalmente, me sinto muito contente e feliz com o resultado”, comemora José Weber, da Estância Santa Thereza.

O segundo lugar ficou com o touro Santo Antão Quarterback 1409, da Cabanha Santo Antão, de Flávio Montenegro Alves, com um peso inicial de 558kg, e final de 702kg, e um consumo médio de 29,83 kg de ração e CAR de -1,447. A terceira colocação ficou com o touro Progresso TE872, da Genética Progresso de Márcio Sudati Rodrigues, com um peso inicial de 532kg, e final de 710kg, e consumo médio de 33,14kg e CAR de -0,752. O quarto lugar ficou com reprodutor Tradição T153, da Estância Tradição de Rogério Rotta Assis, com um peso inicial de 618kg e final de 748kg, um consumo médio de 31,96kg e CAR de -1,257. Já o quinto lugar dos touros elite ficou com o Redbar Hickok L372 Net Worth, da Fazenda da Barragem de Francisco de Paula Cardoso Filho, com peso inicial de 546kg e final de 684kg, um consumo médio de 30,07kg e CAR de -1,151.

O gerente técnico da Angus, Mateus Pivato, afirma que os animais tiveram excelente desempenho ao longo da prova e que, sem dúvida, são importantes ferramentas para a difusão de uma genética melhoradora do ponto de vista alimentar. “Ao utilizarem touros selecionados conforme o Consumo Alimentar, os criadores reduzem os custos de alimentação e consequentemente aumentam a lucratividade da atividade, já que mais de 50% dos gastos em produção são com a alimentação”, acrescenta.

O diretor técnico da Angus, Rogério Rotta Assis, também comentou que os animais estão muito bem. “As condições em que submetemos os animais foram excelentes, essa prova é muito importante porque na medida que avançamos no melhoramento genético, incorporamos novas características. Foi assim com o ultrassom de carcaças que hoje temos um número muito grande de animais avaliados e agora temos essa tecnologia que nos permite mensurar o consumo de alimentos dos nossos animais”.

Segundo o coordenador da prova e analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, o teste tem como finalidade identificar no DNA dos animais a característica da eficiência alimentar. “A raça Angus tem se destacado nas avaliações referentes à eficiência alimentar, demonstrando sua excelência na transformação da dieta oferecida em carne de qualidade. E nessa prova não foi diferente. Ficamos muito felizes com os resultados obtidos”. A prova também mensurou a emissão de metano dos animais, que terá os resultados divulgados em breve.

Também participaram da prova exemplares da Fazenda Capão Redondo, de Campo Belo do Sul (SC) , Fazenda Reconquista, de Alegrete (RS), Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS), Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), Cabanha Santa Joana, de Santa Vitória do Palmar (RS), Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), Cabanha Lagoa Preta, de Dom Pedrito (RS), Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), Agropecuária Albardão, de Santa Vitória do Palmar (RS), Estância Santa Amélia, de Santa Vitória do Palmar (RS), Estância do Passo Comprido, de Santa Vitória do Palmar (RS), GAP Genética, de Uruguaiana (RS) e Cabanha Santa Nélia, de Jaguarão (RS).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »