MENU

09/07/2023 às 21h28min - Atualizada em 09/07/2023 às 21h28min

Atendimentos do SESI Itinerante em Paulino Neves ultrapassam 7 mil

Prevenção e cuidados com a saúde são algumas das orientações ensinadas na ação social.

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
A pediatria foi um dos serviços mais procurados na cidade - Foto: Imprensa/FIEMA
   
PAULINO NEVES -
 Difundir a higiene bucal correta de forma preventiva para crianças e estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis são algumas das premissas das ações do projeto “SESI Itinerante”, que leva serviços de saúde para todas as idades, por onde passa pelo interior do Maranhão. 

Assim como em outras cidades, em Paulino Neves a ação social realizou palestras de forma lúdica com os pequenos sobre os cuidados com a saúde bucal, além de distribuir kits com escova, creme e fio dental. A Júlia Sousa Marques, de 08 anos, contou sobre o que aprendeu. “A gente precisa escovar os dentes depois de comer, principalmente se for doce, e usar fio dental. Se não tomarmos cuidado os bichinhos da cárie ficam no nosso dente e vamos sentir dor e ficar com o sorriso feio, e isso não é legal. Então precisamos fazer tudo certinho”, explicou.  

A coordenadora de Saúde Bucal de Paulino Neves, Mirna Lima, ressaltou a necessidade em conscientizar as crianças sobre o assunto. “A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais ocorre durante a infância e adolescência, quando os hábitos alimentares são construídos, há formação permanente da arcada dentária; por isso, é preciso iniciar os cuidados com a higiene bucal diária e o acompanhamento odontológico preventivo. O SESI está de parabéns em colocar isso em prática”, declarou. 

A oftalmologia, pediatria e os exames laboratoriais foram os principais serviços procurados pela população da região, durante os três dias de ação social. A mobilização contou com a participação de aproximadamente 4.600 pessoas e teve um total de 7.712 procedimentos entre serviços de saúde, nutrição e recreação infantil. 

O comerciante Wellington Lopes Júnior ressaltou que ficou muito feliz em ser atendido por um oftalmologista. “Tenho catarata e como aqui na região não temos esse especialista pelo SUS e não tenho condições financeiras de ir para a capital, aproveitei a ação para cuidar da minha saúde. O diferencial desse programa é que todos que estão aqui conseguiram ser atendidos. Obrigado pelo serviço prestado e espero que voltem pra nossa região”, afirmou. 

A mobilização também atraiu público de outras cidades. É o caso da professora Fátima Castro que veio do município de Tutóia para realizar consulta odontológica. “Ficamos sabendo ontem e já nós organizamos para chegar aqui cedo. A nossa região tem escassez de vários especialistas, o que acaba contribuindo para que muitas pessoas não consigam atendimento e não se cuidem. Então uma ação social desse tamanho ajuda demais a população”, argumentou. 

A Coordenadora do Projeto “SESI Itinerante”, Lenildes Silva, fez um balanço da itinerância no município. “Agradeço a recepção da população e o apoio da prefeitura de Paulino Neves que colaborou para o sucesso dessa ação. Conseguimos alcançar a meta estabelecida de atendimentos realizados e tenho certeza de que contribuímos para o bem-estar de muitas pessoas que não têm acesso a esses serviços”, frisou. 

O SESI Itinerante estará em várias cidades nos próximos meses proporcionando acesso gratuito aos serviços de saúde à população com equipe especializada e de forma segura, respeitosa e célere.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »