MENU

08/07/2023 às 23h55min - Atualizada em 08/07/2023 às 23h55min

Tocantins apresenta resultados de projeto de revitalização e conservação de Bacia Hidrográfica

Com plantio de quase 118 mil mudas, recuperação de 548 hectares e 319 nascentes nesta edição, o projeto realizado na Bacia do Rio Manuel Alves da Natividade tem a meta de aumentar para 150 mil mudas.

Cleide Veloso
Secom/TO
Com o projeto foram plantadas 117.601 mudas, recuperou 548 hectares e 319 nascentes - Foto: Josy Karla-Governo do Tocantins
  
Os resultados do Projeto de Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade foram apresentados na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nesta quinta-feira, 6. Nesta edição do projeto foram plantadas 117.601 mudas, recuperados 548 hectares e 319 nascentes. Com abrangência de uma área de 700 hectares, na próxima etapa, o projeto tem a meta de aumentar para 150 mil mudas.
 
O projeto com investimentos na ordem de R$ 6,976 milhões foi realizado pelo Governo Federal em parceria com o Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) e Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Semarh e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Manuel Alves da Natividade.
 
O secretário Marcello Lelis elogiou o trabalho realizado na gestão dos recursos hídricos e avaliou os resultados apresentados. “Hoje apreciamos resultados extraordinários, com superação de metas e acreditamos que poderemos avançar ainda mais, trabalhando juntos, na fase 2 desse projeto. Bem como o compromisso com a quantidade e qualidade da água, esse projeto de revitalização e conservação de Bacia Hidrográfica é uma das importantes iniciativas de sucesso, que conta com apoio do Governo do Tocantins”, destacou o secretário da Semarh.
 
Junto com a equipe técnica, o presidente do Ibramar Cláudio Leal apresentou os resultados do projeto e destacou o sucesso da primeira fase. “Essa primeira fase do projeto foi um sucesso total, superamos as metas, conseguimos plantar mais de 117 mil mudas, recuperamos 548 ah e 319 nascentes, superando todas as expectativas. Nossa expectativa é implementar a fase 2 do projeto, já passamos pela fase de avaliação do edital e esperamos dobrar a meta da fase 1”, resumiu o presidente do Ibramar.
 
A gerente Executiva da Caixa Econômica em Palmas, Beatriz Maria da Silva, pontuou que hoje essa é uma iniciativa que tanto as pessoas, como as empresas têm que ter como preocupação, além do Estado. “É preciso que as pessoas e as empresas tenham essa preocupação de preservar e apoiar essas ações que venham a contribuir com a conservação do nosso meio ambiente. É extremamente importante que a gente tenha cada vez mais empresas aderindo esse tipo de projeto para que a gente possa alcançar o resultado necessário”, afirmou a gerente Executiva da Caixa.
 
Ao final, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, José Roberto Carlos Cavalcante, enfatizou a satisfação de acompanhar pessoalmente a apresentação do resultado do projeto e a agradável recepção do Governo do Estado. O diretor pontuou ainda a importância do projeto de revitalização e conservação para os recursos hídricos das bacias hidrográficas e elogiou o compromisso do Estado e dos integrantes da iniciativa.
 

Projeto

Durante a apresentação a equipe técnica do Ibramar realizou a descrição do projeto e os resultados alcançados. Um dos objetivos foi disseminar ações e intervenções ambientais no manejo integrado da Bacia Hidrográfica. Além da sensibilização, as atividades tinham ainda o objetivo de promover a recomposição da vegetação de áreas, com espécies do bioma cerrado.
 
Nesta edição o projeto superou a meta de proteção e recuperação de 500 hectares em áreas de proteção permanente (APP) hídrica, recuperação de nascente e recarga de aquíferos. Foram realizadas 740 visitas, firmados 199 acordos e 150 termos de compromissos.
 

Participantes

Também prestigiaram a apresentação o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional José Roberto Carlos Cavalcante, a secretária Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre do Tocantins Diane Rodrigues da Silva, a secretária Municipal do Meio Ambiente de Rio da Conceição Eliane Pereira Lima, o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh Aldo Azevedo, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade Mário de Sena Filho, além de componentes das equipes técnicas da Caixa e do Ibramar.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »