MENU

05/07/2023 às 17h15min - Atualizada em 05/07/2023 às 17h15min

Aos 94 anos, morre o maior dos pioneiros: José Wilson SIQUEIRA CAMPOS

* 01 de agosto 1928 + 04 de julho de 2023

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 Nota de Pesar

O Poder Judiciário lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira (4/7). O Tocantins sofre uma perda irreparável com a morte de um homem público da envergadura de Siqueira Campos, que, para além da trajetória política, inspirou todos os tocantinenses com sua luta pela criação do Tocantins. Um exemplo de coragem e enfrentamento político pelos interesses do nosso estado. O Tocantins está de luto. Lamentamos e estamos solidários com a família. Que Deus possa dar o conforto necessário para passar por este momento difícil.

Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, presidente do TJTO

Nota de Pesar

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Wilson Siqueira Campos. Incontestavelmente a maior liderança política do Tocantins, que participou ativamente das etapas de criação, estruturação e consolidação do Estado.

Deputado federal, propôs a emenda constitucional que deu origem ao Tocantins. Um homem à frente do seu tempo, Siqueira Campos não poupou esforços para realizar o sonho de criação do Estado. Travou batalhas para a emancipação do Norte goiano, fez greve de fome, enfrentou adversidades para, assim, deixar seu legado marcado como um homem que mudou a vida de uma população que necessitava de cuidados.

Criada a unidade federativa, governou-a por quatro gestões e fundou a capital, Palmas, deixando seu nome registrado no fundamento desta história.

No exercício do cargo de governador, Siqueira Campos participou de momentos decisivos, tendo assinado a Medida Provisória que criou o Ministério Público do Estado do Tocantins, contribuído na elaboração do texto constitucional que reconheceu a autonomia administrativa da Instituição e cooperado para a construção da sede definitiva da Procuradoria-Geral de Justiça, entre outros fatos históricos.

À família e amigos do ex-governador, em especial a sua esposa, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, promotora de Justiça aposentada, o MPTO deseja paz e serenidade neste momento de inigualável perda.

Nota de Pesar

Em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, Desembargador João Rigo Guimarães, e o vice e corregedor regional eleitoral, Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, lamentam profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4 de julho.

Cearense de Crato, nasceu em 1º de agosto de 1928, filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao então norte de Goiás – futuro Tocantins – no início da década de 1960. Foi vereador em Colinas (TO) entre 1965 a 1967. Posteriormente, deputado federal entre 1971 a 1987.

Renunciou ao mandato para se tornar, em 1º de janeiro de 1989, o primeiro governador do Tocantins, cargo que exerceu por outras três oportunidades (entre os anos de 1995 a 1998; 1999 a 2002; e 2011 a 2014). É também um dos principais responsáveis pela criação de Palmas. Fundada em 20 de maio de 1989, trata-se da última capital federal projetada no País. Como deputado constituinte, em 1988, foi o autor da fusão das emendas que resultaram na criação do Estado. Atualmente, era suplente no Senado Federal.

Para o presidente e o vice do TRE-TO, a vida e o nome de Siqueira Campos se entrelaçam com a história do Tocantins por, entre outros motivos, ter sido um dos responsáveis pela inclusão da estrela mais jovem da nossa bandeira nacional.

Ele deixa esposa e oito filhos. Foi casado por mais de 40 anos com Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Ela dá nome a quatro dos bairros mais populosos de Palmas. Após o divórcio, contraiu matrimônio com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos. Eles tiveram dois filhos.

Neste momento de dor, o presidente e o vice do Tribunal Regional Eleitoral manifestam suas condolências aos familiares e amigos deste personagem da história política do Estado e do país.

O TRE-TO informa ainda que faculta o ponto de seus servidores e colaboradores em todas as dependências da Justiça Eleitoral no Tocantins neste dia 5 de julho de 2023 em virtude do luto oficial no Estado, conforme o decreto 6.645, de 4 de julho de 2023, assinado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, e publicado na edição desta noite do Diário Oficial do Estado (DOE).

Desembargador João Rigo Guimarães Presidente do TRE-TO

Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto Vice-Presidente do TRE-TO e Corregedor Regional Eleitoral

Nota de Pesar - Governador Siqueira Campos

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-governador do Tocantins, senador da República e líder político José Wilson Siqueira Campos.

Em respeito à extensa história e contribuição política de Siqueira Campos – algo indissociável à própria história de criação e implantação do Tocantins como mais novo ente da Federação – a Defensoria Pública-Geral no Estado decretará nesta quarta-feira, 5 de julho de 2023, luto oficial de sete dias na Instituição.

Nesse sentido, a Defensoria Pública estabelece ponto facultativo no âmbito da Instituição de meio-dia desta quarta-feira, 5/julho, até meio-dia de quinta-feira, 6/julho. O horário do ponto facultativo foi estabelecido para a partir do meio-dia em atenção às pessoas assistidas, para que tenham tempo para se informar sobre o horário de funcionamento diferenciado.

José Wilson Siqueira Campos completaria 95 anos de idade no próximo dia 1º. Seu nome e sua trajetória como governador por quatro mandatos estarão ligados ao Tocantins para sempre! Para diferentes gerações, desde as que conheceram o Tocantins como antigo norte goiano, até as atuais e para as que ainda virão, Siqueira Campos, por certo, será a principal referência pública sobre a criação e implantação do caçula dos Estados brasileiros.

Por esta justa deferência, e em solidariedade aos filhos e filhas de Siqueira Campos, seus netos e netas, sua esposa, a promotora de Justiça aposentada Marilúcia Leandro Uchoa Siqueira Campos, e demais familiares do Ex-Governador, bem como aos seus amigos e admiradores tocantinenses, expressamos todo o nosso respeito nesse momento de despedidas.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins

NOTA DE PESAR


Com tristeza e pesar, o Tribunal de Contas do Tocantins, por meio do seu presidente, André Luiz de Matos Gonçalves; dos conselheiros Alberto Sevilha, vice-presidente; Severiano Costandrade, corregedor; José Wagner Praxedes; Napoleão de Souza Luz Sobrinho; Doris de Miranda Coutinho e Manoel Pires dos Santos; do procurador-geral de contas, Oziel Pereira dos Santos; dos demais membros e servidores, lamenta profundamente o falecimento de Siqueira Campos e reconhece o legado por ele deixado.

A história do Tribunal perpassa pela própria história do Tocantins, consolidado após mais de cem anos de lutas libertárias em busca de independência e novas perspectivas para a população da então região norte de Goiás.

Siqueira Campos teve relevante papel nesse contexto, sendo um dos principais articuladores políticos pela emancipação do norte goiano. Deputado Federal, foi relator da subcomissão do Estado na Assembleia Nacional Constituinte. Em 1976 publicou a obra “Goiás e o Emergente Estado do Tocantins”.

Eleito primeiro governador do Estado, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1989. No dia 23 do mesmo mês, a Lei 001 criava as instituições públicas tocantinenses, dentre elas, o Tribunal de Contas.

Siqueira Campos exerceu outros três mandatos como governador, coroando a trajetória marcada pela liderança em defesa dos interesses e desenvolvimento do Estado.

Colar do Mérito

A maior honraria concedida pelo Tribunal de Contas, destinada a agraciar personalidades e instituições, leva o nome “Colar do Mérito Estadual Governador Siqueira Campos”, como uma forma de homenagem e reconhecimento.

Siqueira Campos foi o primeiro a receber a láurea, o que ocorreu durante as comemorações dos 25 anos do Tribunal, em novembro de 2014. Na mesma oportunidade, o próprio homenageado, na companhia das demais autoridades, inaugurou o Memorial TCE/TO, um espaço que salvaguarda não só a história da Corte, como também do Estado do Tocantins e de seu idealizador.

À esposa, filhos, netos e bisnetos, as sinceras condolências desta Corte. Que as lembranças, feitos e conquistas sejam um conforto em meio à dor da despedida.

Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

Nota de Pesar

Manifestamos profunda tristeza e lamentação pelo falecimento do ex-governador e idealizador do estado do Tocantins, Siqueira Campos. Sua partida deixa uma lacuna irreparável na história do Estado e dos tocantinenses.

Siqueira Campos, ao longo de sua trajetória política, demonstrou um comprometimento inabalável com a causa de seu estado e de seu povo.

Com visão empreendedora e dedicação incansável, foi um dos protagonistas na luta pela emancipação do Tocantins, que se concretizou em 1988, tornando-se o mais jovem estado brasileiro.

Neste momento de luto, recordamos sua liderança, sua visão de futuro e seu compromisso inabalável com a população tocantinense. Seu exemplo de dedicação e amor à sua terra natal inspirou inúmeras gerações e continuará a inspirar por muitos anos.

Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande homem!

AUDIFISCO - Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »