MENU

04/07/2023 às 17h13min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h00min

Casos de gripe aviária alertam para importância do tratamento da água em granjas e abatedouros

Produtos como o Dióxido de Cloro ganham destaque pelo alto poder desinfecção nestes locais

Lícia Maria Assunção Martins
SALA DA NOTÍCIA
Eengenheiro de produção Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes - Foto: Divulgação
São Paulo/SP – Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, chegou a 53 o número de focos de gripe aviária do subtipo H5N1 no Brasil e com a confirmação do primeiro caso em animal de criação (no Espírito Santo), a situação põe produtores em alerta e intensifica a busca por qualidade em processos como o tratamento da água ingerida pelos animais ou utilizada após o abate.

De acordo com o engenheiro de produção Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes, o tratamento da água utilizado nas granjas é importante para a saúde dos animais, e alguns produtos são mais eficazes, como o Dióxido de Cloro. “A água pode ser veículo de proliferação de diversas doenças originárias de fungos, vírus, bactérias e protozoários, e isso pode ser prejudicial à produção nas granjas. Por isso, o processo de desinfecção é fundamental”, explica.

“O uso de um desinfetante poderoso como o dióxido de cloro é muito importante para a segurança dessa água. Hoje, essa tecnologia é bastante utilizada no tratamento, no Brasil e no mundo todo, mas esse tipo de solução ainda precisa ser mais bem aproveitada na avicultura”, afirma o engenheiro.

Embora o dióxido de cloro venha ganhando protagonismo em alguns setores, muitas granjas ainda optam por utilizar o cloro tradicional, em pastilhas ou granulado. “O cloro é um bom desinfetante, mas não tem o mesmo poder de desinfecção do dióxido de cloro. Não consegue remover, por exemplo, o biofilme que está incrustado nas tubulações, principalmente as de dessedentação. Além disso, o dióxido de cloro previne que esse biofilme volte e seja ponto de acúmulo de salmonela, vilã das granjas e da avicultura brasileiras”.

Sobre os benefícios, a produtividade e a segurança alimentar são citadas como os principais para a cadeira de produção de aves. “Quando as aves têm acesso a uma água de qualidade, elas adoecem menos, se desenvolvem melhor, obtêm melhora no ganho de peso. Isso traz redução de custos e aumento de produtividade aos pequenos, médios e grandes produtores”, finaliza o gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

Conheça mais sobre o dióxido de cloro
  • Capacidade de desinfecção até 25 vezes superior ao cloro, capaz de eliminar uma ampla gama de microrganismos patogênicos presentes na água e eficaz na destruição de bactérias, vírus, protozoários e outros microrganismos que podem representar um risco para a saúde dos animais;
  •  A tecnologia age de forma extremamente rápida e eficiente no controle de patógenos como E. coli, Salmonella, Campylobacter, entre outros, fornecendo uma água de qualidade e segura para os animais; 
  • Diferentemente do cloro, o dióxido de cloro é extremamente eficaz na remoção e prevenção de biofilmes nas tubulações e bebedouros; 
  • Quando utilizado nas concentrações adequadas e de acordo com as diretrizes de aplicação, é seguro para os animais. Ao contrário de alguns outros desinfetantes, como o cloro, o dióxido de cloro não apresenta odor ou sabor residual que possa afetar o consumo da água;

Sobre a Sabará Químicos e Ingredientes
A Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará, fornece ao mercado produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços, garantindo o saneamento e a desinfecção de águas em diversos processos industriais. É uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América Latina. Focada no desenvolvimento de tecnologias específicas, oferece soluções capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, e as indústrias garantam o abastecimento de água a grandes populações urbanas e rurais.

Sobre o Grupo Sabará
O Grupo Sabará, com mais de 66 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »