MENU

03/07/2023 às 18h06min - Atualizada em 03/07/2023 às 18h06min

Seleção Brasileira de judô paralímpico conquista sete medalhas em torneio na Finlândia

Da Assessoria
Imprensa/CPB
A judoca Hellen Machado, ouro no Small Country Challenge, disputado na Finlândia | Foto: Alessandra Cabral/CPB
  
A Seleção Brasileira de judô paralímpico conquistou sete medalhas, sendo três ouros, uma prata e três bronzes, no Small Country Challenge, um torneio internacional disputado em Lahti, na Finlândia. A equipe convocada para essa competição tinha média de idade de 18 anos.

As três medalhas de ouro vieram de atletas femininas: Hellen Machado (da classe J2, para judocas com baixa visão, categoria até 57 kg), Kelly Barros (J2, acima de 70 kg) e Millena Freitas (J1, para atletas cegos, acima de 70 kg). Além disso, Victória Batista conquistou a prata na classe J1, categoria até 48 kg. 

“Fiz quatro lutas e ganhei as quatro por ippon. Foi minha primeira competição internacional, achei que ficaria muito nervosa e não fiquei nem um pouco. Foi muito bom", comemorou Millena.

Já os atletas masculinos foram os responsáveis pelos bronzes brasileiros no torneio. Trouxeram as medalhas Danilo Silva (classe J1, até 73 kg), Gabriel Rodrigues (J1, até 60 kg) e João Victor Santana (J1, até 60 kg). O único que não medalhou foi Emerson Aguiar (J1, até 73 kg). 

"Estou muito feliz pela conquista. Acho que, pela minha idade, já ser o terceiro lugar em uma competição de nível mundial, com 19 países, é muito importante. Ainda fui eleito a revelação do campeonato", destacou Gabriel, 15, o mais jovem da delegação brasileira.

"O Brasil volta com sete medalhas. Todos os atletas tinham pouca experiência internacional e foram competitivos. Fizemos lutas duras e temos certeza de que eles aproveitarão bastante os treinamentos", disse o técnico Tibério Maribondo, citando o campo de treinamento que será realizado no local da competição nos próximos dias. "Comprova que o investimento feito na base está se justificando. A gente agradece à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) pela estrutura e percebe que o Brasil está à frente dos outros países em cuidar das categorias de base. Como o evento é destinado a atletas não ranqueados ou com poucos pontos no ranking, alguns países trouxeram atletas que já disputaram até Jogos Paralímpicos ou Mundiais, mas que não vêm tendo sucesso nas competições. Já dos nossos, quatro estão estreando em competição internacional", frisou Tibério.

Quatro dos atletas que estiveram na Finlândia também foram medalhistas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, disputados em junho na Colômbia. Saíram vitoriosos da competição Kelly Victorio, Helen Machado, Danilo Silva e Gabriel Rodrigues. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »