MENU

03/07/2023 às 17h50min - Atualizada em 03/07/2023 às 17h50min

Brasil vence Inglaterra nos pênaltis e conquista Grand Prix de futebol de cegos na França

Seleção masculina derrotou na final a Inglaterra, por 2 a 0 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. Pentacampeão mundial, país vai em busca do hexa na Copa do Mundo, em agosto.

Da Assessoria
Imprensa/CPB
O jogador Raynã Oliveira em campo pela Seleção Brasileira de futebol de cegos| Foto: Alessandra Cabral/CPB
  
A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou no último sábado, 1°, o título do Grand Prix da França, ao derrotar a Inglaterra nos pênaltis, por 2 a 0, após o empate sem gols no tempo normal. 

Lucas Caetano e Maicon converteram as cobranças para o Brasil, que venceu o torneio pelo segundo ano seguido. 

A exemplo da edição passada, o time foi representado por um grupo sub-23. A maioria dos atletas havia ganhado o Parapan de Jovens de Bogotá, na Colômbia, no mês passado.

Este foi o terceiro título da Seleção na temporada, incluindo times adulto e juvenil. Além dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, o país ergueu a taça do Grand Prix da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, da sigla em inglês), realizado em maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O trabalho agora é todo para a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra. Atual campeão e cinco vezes vencedor da competição, o Brasil buscará por meio dela uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – os três primeiros colocados se classificam. 

Outra possibilidade de garantir participação nos Jogos da França será via Jogos Parapan-Americanos, em novembro, no Chile. Neste caso, apenas o campeão garante vaga.

"Esta conquista representa um recomeço depois da volta de uma lesão. Foi muito importante para ganhar confiança e mostrar a força do Brasil que, mesmo com um time sub-23, bateu de frente contra equipes que se preparam para disputar o Mundial", analisou o ala Lucas Caetano, de 21 anos, atleta da Apace (Associação Paraibana de Cegos), que ficou 11 meses e meio sem disputar uma partida oficial depois de lesionar o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no ano passado.

Formaram a delegação os goleiros Gean Patrick e Paulo Ryan e os atletas de linha Alefe, Kauan, Lucas Caetano, Maicon, Marco Antônio, Paulo Vitor, Raynã e Samir. Da comissão técnica, foram Júlio César Macena (técnico), David Xavier (auxiliar), Wesley Leite (chamador), Ramsés Guimarães (fisioterapeuta), Matheus Winckler (médico) e Alexandre Silva (chefe de delegação).

Participaram do torneio, além de Brasil e Inglaterra, Turquia, Alemanha, França, Itália, Romênia e Japão. Os japoneses, por sinal, derrotados pelos brasileiros na final do Grand Prix da IBSA, confirmaram a excelente fase da sua equipe e ficaram com o bronze ao bater os donos da casa, também nas penalidades, por 3 a 2, depois do placar zerado no tempo regulamentar.

 

Confira todos os resultados do Grand Prix da França 2023:

Grupo A
Inglaterra 1 x 0 Alemanha
Turquia 0 x 1 Japão
Japão 0 x 0 Alemanha
Inglaterra 0 x 0 Turquia
Japão 1 x 0 Inglaterra
Alemanha 0 x 1 Turquia

Grupo B
França 0 x 0 Brasil
Itália 3 x 0 Romênia
Brasil 5 x 0 Romênia
Itália 2 x 3 França
Brasil 1 x 1 Itália
Romênia 0 x 1 França

Playoff da disputa do 5º lugar
Turquia 2 x 0 Romênia
Itália 3 x 0 Alemanha
Romênia 0 x 4 Alemanha
Turquia 2 x 3 Itália

Disputa do bronze
Japão 0 (3) x (2) 0 França

Final
Brasil 0 (2) x (0) 0 Inglaterra

*Com informações da Confederação Brasileira de Deficientes Visuais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »