MENU

30/06/2023 às 11h34min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h00min

Programa Concept Plus Corte ultrapassa marca de 13 milhões de dados coletados até 2023

Dados foram coletados em 3.220 fazendas que utilizam sêmen da Alta Genetics e estão situadas no Brasil e países da América Latina, como Argentina, Bolívia e Paraguai

SALA DA NOTÍCIA Alfapress
Divulgação
 Comprovando sua eficiência no mercado e na evolução da genética bovina, o Programa Concept Plus, desenvolvido pela Alta Genetics, que identifica com precisão os touros com melhor fertilidade a campo em programas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), atingiu a marca de 13,3 milhões de dados coletados, em um total de 3.220 fazendas cadastradas.

 De acordo com Isabella Marconato, coordenadora do Programa Concept Plus, a base genética é apoiada em resultados de inúmeras pesquisas realizadas, tendo como objetivo principal ampliar os ganhos do produtor. “Os touros são identificados como Concept Plus após passarem por um severo processo de coleta e análise dos dados de campo. As informações são colhidas durante a estação de monta pelas equipes parceiras da Alta, que, hoje, somam 414. Por meio delas é possível identificar quais animais reprodutores possuem fertilidade acima da média nacional”, explica.

 A quantidade de dados recebidos anualmente é o grande diferencial do programa e o que comprova sua relevância. Para Manoel Sá Filho, gerente de programas especiais da Alta, o Concept Plus é extremamente importante para a pecuária nacional, pois busca respostas concretas sobre a variação de concepção de touros no campo que não são explicadas pelas análises laboratoriais. “O programa identifica, com precisão, os touros, pois trabalha com modelo de bioestatística que contempla outros efeitos que interferem na fertilidade do campo”, completa o especialista.

Por que participar?

Além de ter acesso a toda base de dados, as equipes participantes do Concept recebem, com exclusividade, a lista dos novos touros com o selo CP - 30 dias antes do mercado, assim como acesso ao estoque estratégico dos touros jovens da bateria Alta. Os membros também acessam uma plataforma completa e personalizada, de acordo com a realidade da propriedade, obtendo planilhas de custo da prenhez e a margem de lucro do bezerro produzido.

Outro benefício é o Workshop Concept Plus, que conta com a participação de diversos palestrantes de destaque na área de produção e reprodução de bovinos de corte. Neste ano, o evento acontece em 3 e 4 de julho, em Uberaba (MG), e reunirá as 414 equipes do programa, formadas por técnicos especialistas em reprodução e fazendas. Em sua 9ª edição, a iniciativa traz uma programação especial, com palestras com temas pertinentes do mercado, além da apresentação da Base de dados Concept Plus 2023 e o desfile dos touros Concept Plus.  Todos os horários, temas das palestras e destaques podem ser conferidos aqui.

Sobre a Alta

A Alta é líder mundial no mercado de melhoramento genético bovino. Com matriz em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China, onde é a única central com licença para produzir sêmen no país. Com mais de 25 anos de história no Brasil, a Alta mantém escritório administrativo e moderna central de biotecnologia e difusão genética em Uberaba/MG, onde anualmente recebe mais de 12 mil visitantes. A empresa visa melhorar a lucratividade de cada rebanho, por meio da entrega genética de confiança e serviços de manejo com alta qualidade. A Alta contribui diariamente com o desenvolvimento da pecuária mundial pela sua estreita relação com o pecuarista, auxílio de profissionais altamente qualificados, modernas instalações e emprego de tecnologias pioneiras.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »