MENU

29/06/2023 às 16h57min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h00min

BASF se une à The Bakery em desafio de inovação aberta para o setor de cuidados com os cabelos

Diversidade, inclusão, foco no consumidor e sustentabilidade estão entre os pilares da iniciativa

SALA DA NOTÍCIA / BASF
https://acontece.onono.com.br/haircare360
Pixabay
A BASF lança um novo desafio de inovação aberta, em parceria com a The Bakery, especialista em inovação corporativa, e o onono® (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF), voltado para o mercado de Cuidados com os Cabelos, com foco em diversidade e nas necessidades do mercado brasileiro. O desafio, que irá selecionar soluções que vão desde novos ingredientes, formulações mais sustentáveis, até serviços digitais e metodologias de análises, é uma iniciativa dentro do Programa Hair Care 360º que pretende fomentar o ecossistema de inovação para cuidados com cabelo.

“O Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque temos pessoas com todos os tipos de cabelos existentes. Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras junto a nossos clientes”, explica Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul. “Nosso objetivo é fomentar o ecossistema e aliar as possibilidades de inovação a soluções que sejam mais inclusivas, por meio da nossa expertise científica e conexões com diversos clientes e parceiros”. O desafio de inovação aberta oferecerá as startups selecionadas acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço do onono, além de teste pago da solução.

O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o Euromonitor. Neste mercado em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara. Por exemplo, houve um aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo entre a pesquisa da Mintel atual (2022) e a anterior. Além disso, customização e personalização têm aparecido como tendência importante do segmento abrindo espaço para diversos serviços e soluções digitais. Neste caminho, a BASF tem iniciativa como a máquina Emuage que permite uma experiência de tratamento sob medida para o consumidor.

Além da constante demanda por inovação de produtos, a variedade de fios presentes no Brasil oferece uma oportunidade única de desenvolver soluções que atendam às necessidades especificas, garantindo a alta performance e, ainda assim, soluções mais sustentáveis e acessíveis. Dados do relatório de Cuidados com Cabelo no Brasil de 2023 da Mintel indicam que mais de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado. Por outro lado, apenas 10% dos produtos lançados no último ano possuem em sua descrição indicação para esses tipos de cabelos (GNDP, Mintel – Lançamentos de produtos para cabelo no Brasil em 2022). O aumento do uso do cabelo natural, cacheado, está relacionado a questões culturais e de identidade, incluindo a necessidade de maior bem-estar e diversidade.

 

Programa Hair Care 360

Esse é o primeiro passo dentro do Programa Hair Care 360, que visa fomentar o ecossistema de inovação para atender as necessidades dos diferentes perfis de consumidores, abordando características físicas, sociais, estilos de vida, entre outros aspectos, e investir no desenvolvimento de soluções que realmente contribuam para facilitar a vida das pessoas e principalmente, para que se sintam felizes e encorajadas a assumir o cabelo que quiserem ter – valorizando a autoestima e a singularidade dos consumidores.

Inclusão, sustentabilidade, foco no consumidor, inovação e ciência são pilares da dessa iniciativa que vai promover o intercâmbio entre parceiros e stakeholders para testar e validar inovações sustentáveis e inclusivas para cabelos. Há inclusive a oportunidade de novos desenvolvimentos, análise instrumental, análise sensorial e testes nos laboratórios do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, no onono®, em São Paulo. Como benefícios do programa, as startups selecionadas terão acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço para cocriação no onono, além de suporte financeiro para a realização de testes junto à BASF.

“Estamos ampliando o nosso ecossistema de inovação para buscar soluções que possam transformar a rotina das pessoas de forma positiva, com eficiência e praticidade. Por isso convidamos os inovadores, empreendedores, startups, pesquisadores, especialistas para se engajarem nesse trabalho exclusivo, que terá abertura de negócios para América do Sul”, comenta Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta da BASF América do Sul.

“Para a The Bakery é um grande orgulho fazer parte do programa Hair Care 360, pois além de ser o primeiro passo de uma importante iniciativa estratégica da BASF, é uma inspiração para as mudanças necessárias que esperamos ver cada vez mais em nosso mercado. Valorizar a diversidade, a cultura e as raízes de nosso país são fundamentais e estamos animados para ampliar o impacto da iniciativa com o poder da rede de inovação aberta”, ressalta Marina Almeida, Head de Open Innovation da The Bakery.

Para participar do desafio é preciso fazer inscrição pelo site acontece.onono.com.br/haircare360. O Hair Care 360º é mais um exemplo recente de como a Divisão Care Chemicals da empresa está lidando com os desafios futuros. Sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens de trabalho conjunto são os principais pilares da Care 360° - Soluções para uma vida sustentável.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »