MENU

29/06/2023 às 18h27min - Atualizada em 29/06/2023 às 18h27min

Procon notifica quase 300 empresas por não informarem prioridade para autistas no Tocantins

Equipes de fiscalização do Procon Tocantins visitaram supermercados, agências bancárias, lotéricas, farmácias, entre outros.

Yvana Felisbela
Secom/TO
Fiscalização do Procon exige cumprimento da Lei de 2017 que determina a obrigatoriedade - Foto: Ascom Procon / Governo do Tocantins.
 
O Procon Tocantins notificou 295 empresas no estado pela ausência do símbolo do transtorno do espectro do autista nas placas ou avisos de atendimento prioritário. Ao todo, 712 empresas foram fiscalizadas de 12 e 26 de junho.

As equipes de fiscalização do Procon Tocantins visitaram supermercados, agências bancárias, lotéricas, farmácias, hospitais, laboratórios e concessionárias de serviços públicos (água e energia).

O superintendente do Órgão de Defesa do Consumidor, Rafael Pereira Parente, destaca o quanto é importante o órgão fiscalizar e contribuir com a inclusão assegurando o direito deste público específico.

“O Procon Tocantins atua principalmente de forma educativa, levando informação para consumidores e fornecedores sobre a garantia de seus direitos e deveres. O direito ao atendimento prioritário é fundamental a este público, pois evita estresses, garante a inclusão social e dá visibilidade ao tema”, disse.

A identificação de atendimento prioritário neste caso é fundamental para garantir o acesso justo aos serviços e estabelecimentos públicos e privados, promovendo a igualdade de oportunidades para as pessoas autistas.

“A ação teve como principal objetivo o cumprimento da lei estadual nº 3.264/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas ou avisos de atendimento prioritário no Estado. As empresas que não possuíam essa identificação foram notificadas para que no prazo de 48 horas promovam a inclusão do símbolo nas placas ou avisos de atendimento prioritário”, explica Magno Silva, gerente de Fiscalização do órgão.

Ao todo, foram notificadas 295 empresas pela ausência do símbolo do transtorno do espectro do autista nas placas ou avisos de atendimento prioritário, sendo:

 

Notificações por cidades:

18 em Porto Nacional; 03 em Miracema; 51 em Palmas; 27 em Paraíso do Tocantins; 55 em Araguaína; 08 em Guaraí; 33 em Araguatins; 62 em Gurupi; 32 em Dianópolis; e 06 em Araguatins.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »