MENU

23/06/2023 às 14h34min - Atualizada em 26/06/2023 às 00h00min

Clube de Bezerras da ExpoFrísia promove a aproximação das crianças com a pecuária leiteira

Raphaela Candido
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
O Clube de Bezerras é uma das principais atrações da ExpoFrísia, importante exposição de gado leiteiro organizada pela Cooperativa Frísia, em Carambeí (PR). Em sua quarta década, a iniciativa envolve crianças na pecuária leiteira e incentiva os jovens a permanecerem no campo, contribuindo assim para a continuidade das atividades rurais. O Clube de Bezerras é patrocinado pela Trouw Nutrition e tem apoio da Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo.
 
O programa acontece anualmente e envolve crianças de 6 a 15 anos, responsáveis por cuidar e apresentar na ExpoFrísia as bezerras que acompanharam desde o nascimento. “Os módulos do programa abrangem práticas que vão desde a fase pré-parto das vacas até a criação das bezerras, incluindo técnicas como colostragem, cura do umbigo, pesagem, conforto e postura dos animais em competições. Na edição de 2023 também implementamos um jogo de tabuleiro em forma de tapete para promover maior interação entre as crianças”, explica Marília Ribeiro.
 
A Dra. Sprayfo ressalta que todas as atividades são monitoradas de perto. “Realizamos reuniões para preparar o conteúdo do treinamento das crianças de forma didática e atrativa para elas. A parceria entre a Frísia e a Trouw Nutrition objetiva oferecer conhecimento e cultivar o amor pela pecuária leiteira entre os jovens. Acompanhar o desenvolvimento das bezerras até a fase reprodutiva é fundamental para manter o ritmo de aprendizado e garantir que os cuidados adequados se perpetuem”.
 
Os treinamentos são realizados em sala e também em fazendas leiteiras da região, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender na prática os cuidados básicos com os animais. Cada participante recebeu uma cartilha para registrar informações sobre o desempenho das bezerras, como consumo de colostro, alimentação, ganho de peso e saúde geral. “Além das responsabilidades com os animais, os pequenos produtores precisam conciliar os estudos, atividades extracurriculares e afazeres domésticos, o que torna o desafio ainda maior para a idade”, destaca a representante da Trouw Nutrition.

Jaqueline Araujo, Gerente de Produtos Globais Dairy da Trouw Nutrition, ressalta que o projeto nasceu com a responsabilidade de promover a sucessão e nutrir o futuro de forma contínua e impactante. “Ao longo dos anos, testemunhamos que a Dra. Sprayfo não transmite apenas conhecimento às crianças, mas também compartilha valores que farão parte da formação desses novos profissionais. Para nós, o maior legado é o constante incentivo e apoio à sucessão em todas as etapas da cadeia do leite, refletido no brilho no olhar das crianças, bem como nos entusiastas e apoiadores, desde os técnicos da Cooperativa Frísia e da Associação Paranaense dos Criadores da Raça Holandesa, equipe da Trouw Nutrition, pais, proprietários e colaboradores das fazendas”, enfatiza.

“Queremos orientar as crianças sobre o manejo adequado e transmitir informações técnicas de forma clara para que elas as apliquem no dia a dia e não se esqueçam do que aprenderam. A Trouw Nutrition apoia o Clube de Bezerras há mais de 10 anos, reconhecendo que a pecuária leiteira está nas mãos dessas crianças e que serão elas que irão alimentar o futuro”, finaliza Marília Ribeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »