MENU

20/06/2023 às 15h23min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h00min

Conheça mais sobre agronomia: tema central da novela ‘Terra & Paixão’ 

Sucesso de audiência, a trama traz a rotina do agro, setor que corresponde a 7,9% de todas as riquezas produzidas no Brasil

Nicholas Montini Pereira
SALA DA NOTÍCIA
SALA DA NOTÍCIA / Divulgação

‘Terra & Paixão’ está um pouco mais de um mês no ar, trazendo muita emoção para o público que acompanha a novela de casa. Com uma temática rural, a disputa por terra é um dos pilares centrais da trama, que fala de amor, família e muito mais. Com um elenco de peso composto por Tony Ramos e Cauã Reymond – pai e filho na história - a novela mostra o dia a dia de trabalho na agricultura, temática popular entre brasileiros e de muita importância para a economia do país. Segundo dados do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), de 2022, atualmente, o agro corresponde por 7,9% da soma de todas as riquezas produzidas, com 13,96 milhões de empregos gerados e US$ 159,09 bilhões em exportações que tornam do setor, destaque na economia brasileira.  

Conhecida por ser a ciência da terra, a agronomia desempenha um papel crucial na produção de alimentos com o desenvolvimento de técnicas de cultivo eficientes, sustentáveis e inovadoras, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. A área inclui a sustentabilidade, visando a promoção da agricultura sustentável em função da preocupação com a preservação do meio ambiente, como também contribui para o desenvolvimento econômico e social de áreas rurais, pois traz oportunidades de emprego para comunidades locais e promove o desenvolvimento de práticas agrícolas que melhoram a qualidade de vida das pessoas que dependem da agricultura como meio de subsistência.   

Além disso, o setor está em constante evolução, onde existem pesquisas para desenvolver novas variedades de plantas e encontrar soluções para problemas de pragas e doenças com o uso da tecnologia. Entretanto, a área enfrenta diversas dificuldades no país como, por exemplo, os desafios climáticos e ambientais em função do desmatamento e da degradação do solo, infraestrutura limitada, em função da falta de estradas e área limitada, falta de mão de obra qualificada e, principalmente, conflitos fundiários e questões agrárias, problema vivenciado pela protagonista de ‘Terra & Paixão’, Aline (Bárbara Reis) que vive em busca dos seus direitos de terra em uma disputa com Antônio (Tony Ramos).   

Para o coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera, Alvaro José Farias, essas dificuldades são multifatoriais e requerem ações. “Investir em infraestrutura rural, estimular a pesquisa e a inovação, fomentar a capacitação de profissionais especializados e estabelecer medidas que promovam a agricultura sustentável são elementos fundamentais. Dessa forma, podemos vencer os obstáculos e impulsionar o campo agrícola no Brasil, reconhecido globalmente pelo seu agronegócio”, explica.   

Segundo o docente, o Brasil tem o potencial para liderar o ranking se aprimorar e incentivar à pesquisa agropecuária na busca de instrumentos que assegurem a produção, a circulação e sustentabilidade. Como também o melhoramento vegetal e animal, o controle de doenças e pragas, além de uma visão sistêmica sobre políticas públicas agrícolas voltadas ao crédito rural. 

“As dramaturgias são reconhecidas por tratar de assuntos que espelham a realidade e as experiências humanas. Ao retratar protagonistas agrônomos e explorar temáticas ligadas à agricultura, à produção de alimentos e ao ambiente rural, as histórias possibilitam que o público se identifique com esses enredos e cultive empatia pelas dificuldades e possibilidades enfrentadas por esses personagens”, conclui.

Sobre a Anhanguera     

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.    

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.    

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Acesse o site e o blog para mais informações.    


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »