MENU

20/06/2023 às 21h44min - Atualizada em 20/06/2023 às 21h44min

Doutor Araguaia... a verdade viaja no vento

Assessoria
Foto: Divulgação
 
As gravações, entrevistas e pesquisas do documentário Doutor Araguaia serão realizadas nos meses de junho a julho de 2023, na região de Porto Franco - MA e Xambioá - TO, no Bico do Papagaio, resgatando a trajetória do médico João Carlos Haas Sobrinho, morto na guerrilha do Araguaia em 1972.

Para a realização desse projeto, os produtores Edson Cabral e Sônia Haas, irmã de João Carlos, buscam o apoio de entidades ligadas aos movimentos dos direitos humanos, leis de incentivo à cultura e instituições que lutam pela manutenção da Democracia no Brasil.

Em 1967 o médico João Carlos Haas Sobrinho chegou a Porto Franco - MA, onde cuidou de centenas de pessoas desassistidas pelo estado brasileiro, e ainda montou um hospital comunitário. Os depoimentos, ao longo do documentário, vão revelar detalhes dessa história. Na luta pela democracia, João Carlos participou da Guerrilha do Araguaia, na região de Xambioá, ao lado de outros militantes do PCdoB. O jovem médico, nascido em São Leopoldo RS - 1941, na prática e a seu modo, materializou a frase que Salvador Allende pronunciou no Chile, em 1970: “Vale a pena morrer por aquelas coisas sem as quais não vale a pena viver”.

Ressignificar essa história, em linguagem de Documentário, é uma justa homenagem aos jovens brasileiros que deram suas vidas pelas causas sociais, a liberdade de expressão, a igualdade de direitos, o respeito à vida e ao próximo.

Nada disso foi contado nos livros escolares
A trajetória/atuação de João Carlos Haas Sobrinho, o “Juca”, nosso amado DOUTOR ARAGUAIA cujo corpo até hoje não foi encontrado, será contada nas vozes de quem conviveu com ele, em especial as centenas de pessoas que foram tratadas com amor, carinho e respeito.

João Carlos está vivo na memória dos que lutaram e lutam por um país melhor.

Contato:
EDSON CABRAL (63) 99946-1414 - SÔNIA HAAS – (71) 99278-7688
ODILON CAMARGO (71) 99178 - 7688

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »