MENU

20/06/2023 às 18h50min - Atualizada em 20/06/2023 às 18h50min

Ações na Terra Indígena Yanomami interrompem o avanço do garimpo ilegal

Sistema de satélites utilizados pela Operação Libertação não identifica novas áreas de garimpo há mais de um mês

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Foto: Divulgação/PF
 
Boa Vista/RR - A Polícia Federal informa que a última nova área de garimpo ilegal identificada na Terra Indígena Yanomami pelos sistemas de satélites que monitoram a região ocorreu no dia 6/5, com menos de três meses desde o início das atividades da Operação Libertação, deflagrada em 10/2.

Esta é a primeira vez, desde o início deste tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo. Tais resultados indicam que, pela primeira vez nos últimos anos, não houve novas áreas de garimpo ilegal sendo exploradas, fato que perdura por 33 dias, até a data de pesquisa final, dia 8/6. As imagens dos satélites são processadas diariamente e consolidadas a cada sete dias.

Após a drástica redução do surgimento de novas áreas de garimpo na região, que avançava com a identificação de 538 alertas nos meses de abril e maio do ano passado e apenas 33 no mesmo período deste ano, a Operação Libertação inicia uma nova fase de atuação na Terra Indígena Yanomami. O foco será ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos Yanomami.

Também será dada ênfase ao ataque pontual nas áreas em que ainda há criminosos remanescentes, com o foco em consolidar a prisão daqueles que se recusaram a sair voluntariamente da área.

A Operação Libertação é coordenada pela PF e composta pelo Exército, Força Aérea, Marinha, Força Nacional, FUNAI, IBAMA e PRF. Além do apoio prestado no contexto da Operação Libertação, as agências envolvidas seguem com o cumprimento de suas atribuições ordinárias na região, cumprindo exclusivamente à PF a execução de atividades de Polícia Judiciária da União.

Atualmente, há mais de 80 procedimentos investigativos em andamento derivados das atividades da Operação Libertação que apuram crimes nas mais diversas áreas, desde a lavagem de capitais e mineração ilegal até o tráfico de pessoas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »