MENU

19/06/2023 às 15h41min - Atualizada em 20/06/2023 às 00h00min

Empresa familiar com presença global, Vetoquinol é sucesso há 90 anos

Companhia de origem francesa prospera há três gerações sob o comando de Joseph, Étienne e Matthieu Frechin

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Empresa familiar que está completando 90 anos em 2023, a Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de produtos para saúde animal do mundo. Para chegar a esse patamar, uma convicção tem sido fundamental há nove décadas: as necessidades dos animais orientam as inovações e as iniciativas da empresa. O responsável pela implantação desse ideal para os negócios foi o fundador, Joseph Frechin. O farmacêutico visionário definiu esse propósito logo na fundação da empresa, em 1933.

Outro pilar foi o foco nas exportações e na expansão dos negócios pelo mundo – esse papel coube a Ettienne Frechin, desde 1963, quando ingressou nos negócios do pai. Representante da segunda geração da família Frechin, o filho de Joseph é um dos maiores responsáveis por posicionar a Vetoquinol entre as líderes de mercado global, graças à ousadia na promoção de uma estratégia internacional. Fez parte dessa estratégia a criação de um departamento dedicado à exportação, 30 anos após a criação da empresa.

O crescimento continuou em ritmo acelerado, especialmente após a implantação da primeira subsidiária na Holanda, em 1977. Várias aquisições e novas subsidiárias em diferentes países resultaram em uma rede global consistente, que fortaleceu a presença da Vetoquinol no mundo. A partir daí a empresa ganhou relevância em diversos países europeus, no norte e sul da América Latina e até mesmo na Ásia, em 2006. "Hoje, o mercado da Vetoquinol corresponde a 47% na Europa, 36% nas Américas e 17% na Ásia/Pacífico", informa Jorge Espanha, zootecnista e diretor do Grupo Vetoquinol na América Latina e no Canadá, área de negócios que inclui o Brasil, aonde a empresa chegou em 2011.

Em 2006, a Vetoquinol entrou para a lista da bolsa de valores europeia Euronext Paris. Com isso, a empresa acelerou ainda mais o crescimento, alcançando novos mercados. Mesmo assim, os valores familiares permaneceram intactos. Em meados de 2010, Matthieu Frechin, neto do fundador, foi nomeado CEO, ressaltando os pilares de empreendedorismo, inovação e espírito de equipe.

Jorge Espanha explica que Matthieu destacou ainda mais os pontos fortes da empresa: o potencial humano e o fato de ser uma companhia familiar. "É vital que continuemos com independência para o desenvolvimento de nossas soluções. Com esse foco, a Vetoquinol seguirá em pleno crescimento", comenta Espanha.

A Vetoquinol permanece com os ideais de quase um século, com a estratégia de desenvolver soluções voltadas a animais de companhia e animais de produção. "Temos uma ampla gama de tecnologias, seja produtos farmacêuticos, biotecnológicos, nutracêuticos, diagnósticos e soluções digitais. É todo um arsenal para seguir em crescimento, contribuindo para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos animais", finaliza o diretor do grupo na América Latina e no Canadá.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »