MENU

16/06/2023 às 16h29min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Vaccinar participa da 4ª Combrasul e terá palestrante sobre o uso de antimicrobianos

Luciana Maria Ferreira Gontijo
SALA DA NOTÍCIA
Diretor de Nutrição da Vaccinar, Sebastião Aparecido Borges - Foto: Vaccinar/Divulgação
A Vaccinar estará na 4ª edição da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos (Conbrasul Ovos), que acontece entre os dias 18 e 20 de junho, em Gramado (RS). Dentre as novidades da edição 2023 está o encontro de profissionais envolvidos na ciência com aqueles que estão na ponta da cadeia produtiva. A ideia é trazer para a mesma mesa todas estas frentes que se complementam no dia a dia, promovendo discussões diversificadas.

“A Combrasul é um congresso direcionado ao público da avicultura de postura que tem se fortalecido como evento regional e nacional. A programação contempla painéis com palestras que envolvem temáticas sobre nutrição, saúde, sustentabilidade e mercado. O objetivo da Vaccinar é contribuir nas discussões que envolvem temas estratégicos para nos prepararmos para o futuro e os desafios que vamos encontrar”, avalia o diretor de Nutrição da Vaccinar, Sebastião Aparecido Borges.

O diretor é um dos convidados para palestrar e vai abordar a regulamentação do uso de antibióticos na avicultura, em especial avicultura de postura e, seus impactos na saúde dos animais, bem como na produtividade dos planteis. Segundo Sebastião, os antibióticos são de extrema importância para tratar enfermidades nos animais e nos seres humanos. Devido a esse fato, desde o final do século passado uma série de legislações têm sido atualizadas mundialmente.

“O Brasil, como país produtor de alimentos, tem seguido as orientações internacionais e, também tem aprimorado a legislação e os controles sobre uso de antibióticos e outras moléculas. Muito importante lembrar o uso indiscriminado, descontrolado e irresponsável de antimicrobianos pode colocar em risco a eficácia dos produtos bem como, a saúde dos animais alvo e dos seres humanos. Assim, parece claro que numa sociedade moderna onde estamos preocupados com a qualidade dos alimentos, o bem-estar animal, a segurança do alimento, a sustentabilidade, meio ambiente e, por consequência dos consumidores finais, usar racionalmente e estrategicamente antimicrobianos é o melhor caminho”, explica Sebastião Borges, dando uma prévia de sua palestra.

O diretor finaliza dizendo que podemos continuar na rota do sucesso da avicultura, mantendo a saúde dos animais, retirando e ou restringindo e controlando melhor o uso de antimicrobianos na alimentação e produção animal. “Presenciamos avanços significativos na genética, manejo, controles sanitários, novos equipamentos e modelos de galpões e, sobretudo, o desenvolvimento de uma série de aditivos tecnológicos que nos permite produzir com mais eficiência do que nas últimas décadas do século passado. Temos hoje, muita segurança técnica sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis para obter ótima saúde e máxima performance nos diferentes sistemas de produção animal, em especial na avicultura, mesmo com as restrições ao uso de antimicrobianos”.

SOBRE A VACCINAR
A Vaccinar é uma empresa de nutrição animal, que atua em todo o país e no exterior, conta com 07 unidades produtivas, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Tocantins, além de uma sucursal no Paraguai e 08 centros de distribuição em todas as regiões do país. A companhia oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua, pet e matéria-prima e assessoria técnica desde o pequeno produtor às grandes agroindústrias. Seu portfólio é composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras, aditivos e matérias-primas e desenvolve também produtos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada fase do animal. Além de soluções nutricionais, a empresa disponibiliza para seu cliente uma série de serviços e ferramentas com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e a longevidade empresarial do seu negócio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »