MENU

16/06/2023 às 18h29min - Atualizada em 16/06/2023 às 18h29min

Audiência Pública sobre a Caema é cancelada

Houve confusão envolvendo membros da Prefeitura e da CAEMA

Carlos Leen
Mesa exclusiva de aliados causa controvérsia em Audiência Pública sobre serviços da CAEMA - Foto: Divulgação
 
A audiência pública organizada pela Prefeitura cujo objetivo era encaminhar a quebra do contrato de serviços da CAEMA, foi marcada por uma confusão intensa e bate-boca entre os participantes.

A insatisfação estava relacionada à metodologia questionável adotada, que montou uma mesa composta exclusivamente por aliados do governo municipal. A escolha levantou suspeitas de que a audiência era uma manobra para promover interesses específicos.

Diante dessa situação, a plenária presente, que incluía o gestor da Companhia de Água e Esgoto do Município (CAEMA), Adonilson Lima, solicitou a participação na mesa, buscando representar diferentes pontos de vista.

Infelizmente, esse pedido foi ignorado pelas autoridades presentes, gerando um ambiente ainda mais tenso e acalorado.

A pressão popular se intensificou à medida que a insatisfação com a falta de representatividade na mesa se espalhou entre os presentes.

O plenário da UAB estava repleto de populares e de apoiadores da Caema, ostentando camisetas com a frase “Fora Assis”. Uma decisão judicial proibia a prefeitura de apresentar quaisquer encaminhamentos oficiais, bem como apresentar edital de contratação da nova empresa que iria gerir o serviço, fato este a principal motivação do encontro.

A mesa conduzida pelo secretário de Infraestrutura do município, Fábio Hernandez decidiu prosseguir com a audiência, mesmo sem apresentar o edital. No entanto, quando o Secretário de Infraestrutura iniciou seu discurso, foi recebido com vaias pelos apoiadores da Caema, e a confusão rapidamente se espalhou.

A indignação com a tentativa de manipulação da audiência tornou-se evidente, obrigando as autoridades a encerrar o evento de forma abrupta.

Presentes na mesa de condução dos trabalhos, além do secretário de Infraestrutura, também o vereador líder do governo na Câmara Municipal, João Silva.

 

O outro lado

Em entrevista, Fábio Hernandes disse que a prefeitura vai continuar com o processo para divulgar o edital para contratação de uma nova empresa. Ele criticou os serviços da Caema e atribuiu a esta os problemas de infraestrutura da cidade. O secretário cobrou ainda mais investimentos da companhia na cidade até que o processo seja concluído.
 

Perspectivas

A gestão dos recursos hídricos é uma responsabilidade que deve ser exercida com transparência, em benefício da comunidade. A participação dos cidadãos e das partes interessadas é fundamental para garantir que as decisões relacionadas à água e ao esgoto sejam tomadas de forma democrática e considerando o bem-estar coletivo.
Somente através do diálogo aberto e transparente será possível construir soluções eficazes e justas para a gestão dos serviços de água e esgoto, garantindo o acesso universal a esses recursos vitais e preservando o interesse público. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »