MENU

15/06/2023 às 16h35min - Atualizada em 15/06/2023 às 16h35min

UEMASUL realiza I encontro de Ciências, Matemática e Ensino

Objetivo do evento é promover um espaço de socialização de pesquisas e realização de atividades correlatas às áreas das Ciências

Ascom/UEMASUL
Evento é organizado pelos professores e acadêmicos do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas - Foto: Ascom/UEMASUL
 
Aberto nesta quarta-feira, o I Encontro de Ciências, Matemática e Ensino (ECME), com o tema: Ciências, matemática e ensino: desafios e possibilidades na sociedade contemporânea, para estudantes do ensino básico, graduandos, pós-graduandos e professores. A palestra de abertura com o tema: “Desafios e soluções na geração de banco de dados em climatologia” foi proferida pelo professor Josué Carvalho Viegas. Estiveram presentes na solenidade de abertura,  pró-reitores, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, e os diretores dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química.

O diretor do curso de Matemática e um dos organizadores, professor José Milton Lopes Pinheiro falou sobre a importância do evento. “O ECME se faz importante por integrar diferentes áreas de conhecimento dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, possibilitando pensar não só as teorias que as envolvem, mas também a prática e o ensino nessas áreas. Para a região Tocantina do Maranhão, o evento se constitui como um marco, por promover essa interação e por reunir diferentes instituições em torno do objetivo maior, que é a divulgação de conhecimento científico”.

O Encontro de Ciências, Matemática e Ensino será realizado até hoje, sexta-feira, promovendo um espaço de socialização de pesquisas e realização de atividades correlatas às áreas das Ciências (Biologia, Física, Química) e Matemática, sob perspectivas teóricas e práticas. Durante os três dias, 240 inscritos irão participar de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, concurso de fotografias e desenhos, campeonato de xadrez, entre outras.

“Esses eventos agregam muito dentro da nossa vida acadêmica, já que futuramente iremos exercer um papel muito importante que é ser professor. Isso nos ajuda muito a ver como esse espaço é interessante”, pontuou a acadêmica do 7º período do curso de Química, Maricéu dos Santos Sousa.

No início da tarde, foi realizada a mesa-redonda: Educação inclusiva em ciências e matemática, realizada pela professora Iara Aparecida Paiva e pelo professor José Freire de Carvalho Júnior.  Em seguida, às 15h45, outra mesa-redonda discutiu o tema: Formação continuada: caminhos e modos de proceder para ingressar na pós-graduação, com a participação de egressos da UEMASUL. Às 16h30 ocorrerá a palestra: Pesquisar e inovar: por que? pra quem? como?, proferida pela professora Ana Angélica Mathias Macedo; e na sequência, outra mesa-redonda com o tema: Mulheres nas ciências exatas, realizada pelas professoras Gisele Bosso de Freitas, Giovana Alves e Elizabeth Nunes Fernandes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »