MENU

13/06/2023 às 18h53min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h00min

Parceria entre Agrolly e governo do Paraná para apoiar a agricultura familiar

Vencedora do desafio global Call for Code 2020, promovido pela IBM, fechou uma parceria sem fins lucrativos com o IDR-Paraná

Celeste Luz
SALA DA NOTÍCIA
Aplicativo que já está em teste pelos agricultores paranaenses - Divulgação IBM
A Agrolly, vencedora do desafio global Call for Code 2020, promovido pela IBM, fechou uma parceria sem fins lucrativos com o IDR-Paraná, órgão governamental voltado à agricultura, para fornecer uma plataforma de gestão personalizada e um aplicativo baseado em tecnologia IBM, que ajuda pequenos agricultores a combater as mudanças climáticas, fornecendo previsões meteorológicas de curto e longo prazo para uma melhor produtividade, de forma gratuita. O objetivo do projeto em regime experimental é apoiar mais de 200 agricultores familiares do Estado.
 
O governo já começou a realizar testes com agrônomos do IDR-Paraná e agricultores, que fornecerão uma lista de mais de 50 culturas para integrar ao aplicativo e assim potencializar seu impacto. O objetivo é que a Agrolly se torne uma solução aprimorada e se adapte às necessidades de seus principais usuários, além de estar desenvolvendo a inclusão de novas funcionalidades voltadas para a pecuária.
 
De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. No entanto, agricultores familiares tendem a ter menos tecnologia à disposição e sofrem mais com a perda de produtividade devido às mudanças climáticas. Por exemplo, nos países mais desenvolvidos, com toda a tecnologia disponível, os agricultores podem perder quase 17% da renda devido às mudanças climáticas. Para os pequenos agricultores, o número é ainda maior.
Um relatório da UNESCO menciona que os agricultores ainda têm grande preocupação com a crescente taxa e magnitude das mudanças climáticas, bem como o desenvolvimento que pode ocorrer nos próximos 50 a 100 anos, especialmente para aqueles cuja agricultura é seu sustento, é certamente uma necessidade em que mais ações devem ser tomadas e continuar a promover soluções criativas para o enfrentamento.
 
A Agrolly é um exemplo de sucesso e inspiração para os muitos desenvolvedores, estudantes e startups que têm participado em programas de inovação tecnológica para impulsionar o impacto social. Durante sua participação no desafio global da IBM, Call for Code 2020, Manoela Morais, CEO da Agrolly, e a sua equipe desenvolveram o aplicativo para ajudar os pequenos agricultores a aprimorar o cultivo de suas plantações com inteligência artificial e dados meteorológicos locais. Lançado no Brasil em 2021, o aplicativo também está ativo na Mongólia e na Índia e já alcançou mais de 10 mil usuários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »