MENU

13/06/2023 às 18h48min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h00min

Agrolly firma parceria com governo do Paraná para apoiar agricultura familiar

Vencedora do desafio global Call for Code 2020, da IBM, fechou uma parceria sem fins lucrativos com o IDR-Paraná

Celeste Luz
SALA DA NOTÍCIA
Manoela Morais, CEO da Agrolly, desenvolveu solução focada na agricultura familiar - Divulgação IBM
A Agrolly, vencedora do desafio global Call for Code 2020, promovido pela IBM, fechou uma parceria sem fins lucrativos com o IDR-Paraná, órgão governamental voltado à agricultura, para fornecer uma plataforma de gestão personalizada e um aplicativo baseado em tecnologia IBM, que ajuda pequenos agricultores a combater as mudanças climáticas, fornecendo previsões meteorológicas de curto e longo prazo para uma melhor produtividade, de forma gratuita. O objetivo do projeto em regime experimental é apoiar mais de 200 agricultores familiares do Estado.
 
O governo já começou a realizar testes com agrônomos do IDR-Paraná e agricultores, que fornecerão uma lista de mais de 50 culturas para integrar ao aplicativo e assim potencializar seu impacto. O objetivo é que a Agrolly se torne uma solução aprimorada e se adapte às necessidades de seus principais usuários, além de estar desenvolvendo a inclusão de novas funcionalidades voltadas para a pecuária.
 
De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. No entanto, agricultores familiares tendem a ter menos tecnologia à disposição e sofrem mais com a perda de produtividade devido às mudanças climáticas. Por exemplo, nos países mais desenvolvidos, com toda a tecnologia disponível, os agricultores podem perder quase 17% da renda devido às mudanças climáticas. Para os pequenos agricultores, o número é ainda maior.
Um relatório da UNESCO menciona que os agricultores ainda têm grande preocupação com a crescente taxa e magnitude das mudanças climáticas, bem como o desenvolvimento que pode ocorrer nos próximos 50 a 100 anos, especialmente para aqueles cuja agricultura é seu sustento, é certamente uma necessidade em que mais ações devem ser tomadas e continuar a promover soluções criativas para o enfrentamento.
 
A Agrolly é um exemplo de sucesso e inspiração para os muitos desenvolvedores, estudantes e startups que têm participado em programas de inovação tecnológica para impulsionar o impacto social. Durante sua participação no desafio global da IBM, Call for Code 2020, Manoela Morais, CEO da Agrolly, e a sua equipe desenvolveram o aplicativo para ajudar os pequenos agricultores a aprimorar o cultivo de suas plantações com inteligência artificial e dados meteorológicos locais. Lançado no Brasil em 2021, o aplicativo também está ativo na Mongólia e na Índia e já alcançou mais de 10 mil usuários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »