MENU

12/04/2023 às 11h34min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

Contaminação por Salmonella é uma das principais causas de perdas na avicultura

O tema da Conexão Novus, no Rio Grande do Sul

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Estrela
Foto divulgação

A avicultura é uma atividade de alta produtividade. Nem por isso, deixa de enfrentar desafios que comprometem o resultado econômico. Um dos problemas de maior impacto envolve as ineficiências no manejo de frangos de corte antes do abate. “A cadeia da avicultura é longa e conta com várias etapas que se relacionam. Falhas em alguns elos certamente impactam o processo todo e, com isso, prejudicam o desempenho do lote como um todo”, explicou a profa. Liris Kindlein, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o evento Conexão Novus, que reuniu importantes empresas avícolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves (RS).

“As lesões traumáticas das aves em diferentes momentos da etapa final do ciclo de produção, além de contaminações, estão entre as principais causas de prejuízos do manejo pré-abate”, reforçou a especialista. Nesse grupo de maior atenção estão as salmoneloses com alto impacto econômico nas aves (S. Pullorum e S. Gallinarum).

“Nossa prioridade é alertar a indústria avícola que as ineficiências no manejo das aves de corte representam grandes riscos para a produtividade. Lesões e contaminação lideram essa lista, como informou a profa. Liris”, destacou Gustavo Carneiro, gerente de Soluções e Programas Técnicos da Novus.

As ineficiências envolvem vários pontos – desde problemas de apanha de aves e transporte até o próprio processo de abate, incluindo ajustes nos equipamentos. A lista de pontos de atenção é longa. Segundo dados da profa. Liris Kindlein, o manejo pré-abate é responsável por 3,4% de perdas na avicultura. Danos às asas lideram a as condenações, representando 38,2% do total, seguida por problemas nas coxas das aves (32,8%) e no peito (11%).

“A Novus é parceira da indústria e, como tal, cumpre o seu compromisso de contribuir para o sucesso da atividade. Eventos como este possibilitam trazer especialistas para reforçar mensagens importantes para os profissionais das empresas avícolas. Nossa proposta é oferecer uma completa consultoria e o sucesso dos clientes é nossa maior recompensa”, complementou Kelen Zavarize, gerente de Serviços Técnicos de Avicultura.

Sobre a Novus - Empresa de nutrição e saúde animal com base na ciência, a Novus pertence ao Grupo Mitsui, está presente em mais de 70 países e conta com quatro plataformas de produção e três centros de pesquisa e desenvolvimento. Seu portfólio conta com minerais orgânicos, eubióticos, enzimas, metionina e soluções para qualidade da ração para aves, suínos e bovinos. Mais informações sobre a empresa: www.novusint.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »