MENU

16/05/2023 às 21h07min - Atualizada em 16/05/2023 às 21h07min

Naturatins faz blitz e fecha cerco contra pesca ilegal em rios na divisa entre Tocantins e Maranhão

Ação fiscalizatória resultou no recolhimento de 1,1 mil metros de redes e animal abatido

Assessoria
Fiscais retiram redes de pesca durante ação da lago da UHE Estreito - Foto: Divulgação/Naturatins
 
Com o objetivo de coibir a pesca predatória em lagos e rios tocantinenses, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou mais uma etapa da Operação Malha Fina. A ação fiscalizatória resultou no recolhimento de 1,1 mil metros de redes e um animal silvestre abatido.

A operação foi iniciada na quarta-feira (10/5) e concluída nesta segunda-feira, 15 de maio, no trecho no lago da Usina Hidrelétrica Estreito, que compreende os municípios de Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia, na região norte do Estado.

“Estrategicamente, a equipe realizou blitz no distrito de Bielândia, visando combater o transporte ilegal de pescado, e percorreu as duas margens do lago no Rio Tocantins, bem como os seus afluentes e todo o entorno de pequenas lagoas e ilhas, de forma minuciosa”, detalhou o fiscal Antoniel Gouveia.

Todo o material apreendido será transportado para a sede do órgão na Capital e armazenado para posterior destinação à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas (Ascampa) onde é realizada a triagem de materiais para reciclagem sob supervisão do Naturatins.

Já o pescado foi devolvido ao habitat natural, e o animal silvestre abatido foi incinerado nas dependências do aterro de Barra do Ouro. “O consumo de carne de animais silvestres não é recomendado pelos órgãos de controle em saúde humana”, alertou o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.

Por se tratar de área de divisa entre Tocantins e Maranhão, a equipe intensificou o trabalho de educação ambiental aos ribeirinhos dos dois estados com informações pertinentes à normatização da pesca face à legislação ambiental vigente.

Os fiscais Antoniel Gouveia, Joel Ronald e Gervázio Pereira fazem parte da equipe extra de fiscalização ambiental.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »