MENU

15/05/2023 às 19h31min - Atualizada em 15/05/2023 às 19h31min

PF resgata 12 maranhenses de trabalho análogo a escravidão em Santa Catarina

Eles estavam na região para a colheita de maçãs e foram encontrados em um local sem água potável e com estrutura precária

Assessoria/PF
PF fez o resgate de 12 maranhenses de trabalho análogo à escravidão em Ubrici-SC - Foto:Ç Divulgação
 
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação de resgate de 12 trabalhadores maranhenses que se encontravam em condições análogas à escravidão em uma fazenda no município de Ubirici, Santa Catarina.

Segundo a PF, os indivíduos estavam na região para a colheita de maçãs, e foram encontrados em um local sem água potável e com estrutura precária, trabalhando em horários estendidos e sem equipamentos de segurança adequados.

O resgate foi realizado após uma denúncia anônima feita ao Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, que instigou uma investigação em torno do caso. Conforme as informações reveladas, os trabalhadores foram enganados com promessas de bons salários e uma vida melhor do que a que levavam no Maranhão, seu estado natal.

“A situação encontrada é inaceitável. A exploração do trabalho humano nessas condições é um crime e os responsáveis serão punidos de acordo com a lei”, comentou um representante da PF, que preferiu não se identificar.

As vítimas, agora resgatadas, serão encaminhadas para as suas cidades natais no Maranhão. A Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina estão atuando em conjunto para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores resgatados, além de proceder com as investigações para punir os responsáveis pela exploração.

Este caso reforça a importância da denúncia anônima e da fiscalização constante para combater práticas trabalhistas ilegais e desumanas. Assim, reitera-se a necessidade de uma sociedade vigilante e de instituições fortes que possam atuar para proteger os direitos dos trabalhadores em todo o Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »